Justiça Criminal
Réu acusado de assassinato em 2004 em Mundo Novo vai a júri popular
Juíza entendeu que há elementos controversos e determinou que o caso seja analisado pelo Tribunal do Júri
A Justiça de Mundo Novo determinou que o réu Adésio Paiano da Silva seja submetido a júri popular, acusado de matar a vítima Ademar Benedito de Moraes com golpes de faca, em fato ocorrido no dia 22 de agosto de 2004, na estrada do Cascalho, nas proximidades da prainha, zona rural do município.
Segundo a acusação apresentada à época pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), o crime teria sido motivado por uma discussão considerada banal, relacionada a ciúmes envolvendo uma mulher. Conforme a denúncia, a vítima teria sido atacada e golpeada com um facão quando estava de costas para o denunciado, de forma surpreendente.
Durante o andamento processual, o acusado confessou ter desferido as facadas, mas sustentou a tese de legítima defesa. Ele afirmou que a vítima teria tentado disparar contra ele com uma espingarda, mas não conseguiu acertá-lo.
Disse ainda que, diante da situação, conseguiu atingir a vítima com um golpe de faca e, em seguida, teria arremessado a arma branca antes de fugir do local. O réu também relatou que, em momento anterior não precisado, a vítima teria passado a mão no corpo de sua esposa em um mercado.
Ao analisar o caso, a juíza Mayara Luiza Schaefer Lermen entendeu que o processo deve ser submetido ao Tribunal do Júri. Para a magistrada, existem elementos que indicam a necessidade de apreciação pelo Conselho de Sentença, especialmente diante de pontos controversos.
A juíza destacou ainda que a tese de legítima defesa apresentada pela defesa deve ser analisada pelo júri popular, que ficará responsável por decidir sobre a existência ou não da excludente.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.