Em decisão liminar, o conselheiro Leandro Lobo Ribeiro Pimentel, do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), determinou a suspensão do Pregão Presencial n. 12/2024, organizado pela Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A licitação visava o registro de preços para a aquisição de medicamentos não pactuados, com um custo estimado de R$ 1.059.730,29. A sessão pública para recebimento e abertura das propostas estava marcada para o dia 5 de agosto de 2024.
A medida foi tomada após a equipe técnica da Divisão de Fiscalização de Gestão de Saúde do TCE-MS identificar irregularidades no processo licitatório, especialmente no edital (subitem 2.3.), que previa a adoção de pregão na modalidade presencial, em vez da forma eletrônica.
A equipe técnica argumentou que a escolha do pregão presencial compromete a competitividade e pode não resultar na proposta mais vantajosa para a administração pública. A modalidade presencial impõe barreiras injustificadas à participação de potenciais interessados, especialmente aqueles localizados em regiões distantes, limitando assim a quantidade e qualidade das propostas, o que pode prejudicar economicamente a administração pública.
A conselheira ressaltou que a situação infringe os Princípios previstos no art. 5º da Lei n. 14133/2021. Com base nisso, decidiu-se pela suspensão cautelar da licitação para prevenir possíveis danos ao erário.
A decisão também estipulou a notificação do Prefeito Municipal de Brasilândia, Antônio de Pádua Thiago, do Secretário Municipal de Administração, José Carlos Soriano, e da Secretária Municipal de Saúde, Adeliza Maria Santos Abrami. Eles têm o prazo de cinco dias úteis, a partir da ciência da decisão, para comprovar a suspensão do processo licitatório e apresentar suas defesas. Em caso de descumprimento, será aplicada uma multa no valor de 1.000 UFERMS.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

JD1TV: Susto! Engenheiro se depara com sucuri durante vistoria em ponte de MS

TCE-MS perdoa devolução de dinheiro extra pago a vereadores de Brasilândia

MP quer explicações da Prefeitura de Terenos sobre as contratações de temporários

Mulher quase mata marido com facada perto do coração após discussão em Amambai

Rapaz mata padrasto ao se irritar por mãe negar dinheiro para drogas em Amambai

Indígena atuou sozinha e matou bebê e mulheres antes de carbonizá-las em Dourados

Adolescente desapareceu após temer contar que foi suspenso na escola em Sidrolândia

TCE multa ex-presidente da Câmara de Maracaju por falhas nas contas de 2019

MP investiga possível falta de licitação na contratação de obra em Nova Alvorada do Sul
