O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta terça-feira (7), maioria para condenar mais cinco réus pelos ataques do 8 de janeiro, onde extremistas invadiram e vandalizaram as sedes dos três poderes.

Foram julgados Fabricio de Moura Gomes, Jorginho Cardoso de Azevedo, Moises dos Anjos, Osmar Hilebrand e Rosana Maciel Gomes.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, votou pela condenação de todos, com penas que vão de 14 a 17 anos de prisão. Os ministros Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Luiz Edson Fachin, Dias Toffoli e Luiz Fux votaram acompanhando Moraes.

Os réus foram denunciados por abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa.

Os ministros Zanin e Fachin estabeleceram ressalvas ao voto de Moraes e divergiram sobre a pena, por isso, não se tem maioria para estabelecer o tempo de prisão.