Política
De ensino integral a concursos, veja as propostas de Lucien para Educação
Plano apresentado pelo candidato do PSOL defende rede pública inclusiva e valorização dos profissionais
A ampliação do ensino em tempo integral e a valorização dos profissionais da educação estão entre as principais propostas de Lucien Rezende (PSOL) para o setor, caso seja eleito governador de Mato Grosso do Sul. O plano integra a série do JD1 sobre as propostas dos candidatos ao Governo do Estado. Já foram apresentados os projetos de Eduardo Riedel (PP), João Henrique Catan (NOVO), Fábio Trad (PT), Renato Gomes (DC) e Delcídio do Amaral (PRD).
No programa de governo, Lucien defende uma educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade, com atenção aos estudantes, professores, servidores administrativos e à comunidade escolar.
Entre as medidas está a expansão da educação em período integral, com atividades de cultura, esporte e lazer, além de alimentação adequada para crianças e adolescentes. A proposta é ampliar o tempo dos alunos na escola e, junto disso, oferecer novas oportunidades de aprendizagem.
O candidato também promete investir na valorização de professores e servidores administrativos, com melhores condições de trabalho, formação continuada e garantia dos direitos das categorias.
Outro ponto apresentado pelo PSOL é a realização de concursos públicos. A medida, segundo o plano, seria utilizada para suprir a falta de profissionais na rede estadual de ensino, além de garantir estabilidade aos trabalhadores e melhorar o atendimento nas escolas.
Para Lucien, a educação é tratada como um direito fundamental e uma das bases para reduzir desigualdades e ampliar oportunidades em Mato Grosso do Sul.