Menu
Menu
Busca terça, 21 de abril de 2026
Sebrae IA #1 Abr26
Política

PGR diz que Bolsonaro tinha discurso pronto para o pós-golpe

Documento foi encontrado na sala do ex-presidente na sede do PL

19 fevereiro 2025 - 18h41Pedro Molina

A Procuradoria-Geral da República (PGR) afirmou que um documento encontrado na sala do ex-presidente Jair Bolsonaro na sede do Partido Liberal (PL), trata de um discurso que ele faria logo após o golpe de estado.

“O discurso encontrado na sala de Jair Messias Bolsonaro reforça o domínio que este possuía sobre as ações da organização criminosa, especialmente sobre qual seria o desfecho dos planos traçados – a sua permanência autoritária no poder, mediante o uso da força”, disse o procurador-geral Paulo Gonet sobre o documento.

Segundo a PGR, o documento justifica o decreto de Estado de Sítio e o da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que seriam editados por Bolsonaro para impedir que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegasse ao poder.

“Devemos considerar que a legalidade nem sempre é suficiente: por vezes a norma jurídica ou a decisão judicial são legais, mas ilegítimas por se revelarem injustas na prática. Isso ocorre, quase sempre, em razão da falta de constitucionalidade, notadamente pela ausência de zelo à moralidade institucional na conformação com o ato praticado”, diz trecho do texto atribuído ao ex-presidente.

No discurso, Bolsonaro argumenta que o “Princípio da Moralidade Institucional” foi violado por decisões de tribunais superiores, se referindo ao STF, além de defender que o ministro Alexandre de Moraes não poderia presidir o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e criticar a Corte Eleitoral.

“Todas estas supostas normas e decisões são ilegítimas, ainda que sejam aparentemente legais e/ou supostamente constitucionais”, diz o documento.

O documento finaliza citando decisões do STF e justificando a necessidade de um estado de sítio. “Diante de todo o exposto e para assegurar a necessária restauração do Estado Democrático de Direito no Brasil, jogando de forma incondicional dentro das quatro linhas, com base em disposições expressas da Constituição Federal de 1988, declaro Estado de Sítio; e, como ato contínuo, decreto Operação de Garantia da Lei e da Ordem”.

 

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Brasil e Alemanha firmam acordo sobre minerais críticos e terras raras
Política
Brasil e Alemanha firmam acordo sobre minerais críticos e terras raras
Presidente Lula cumpre agenda internacional
Política
Na Alemanha, Lula defende pioneirismo de biocombustíveis brasileiros
Puka Valdez
Política
Vereador anuncia pré-candidatura e Ponta Porã tem cinco nomes disputando vaga na Assembleia
Juliana Domingos e o marido e pré-candidato pelo Novo, João Henrique Catan e Tânia Varela
Política
Juliana Catan toma posse no Mulheres pelo Novo em MS
Carla Bernal, advogada e presidente do núcleo municipal do MDB Mulher
Política
Nova diretoria do MDB Mulher assume em Campo Grande
Segundo o presidente da Federação de Taekwondo de MS, Fábio Costa, os novos equipamentos devem elevar o nível das disputas
Política
Beto Pereira garante R$ 550 mil para projetos de futsal e taekwondo
Senador Nelsinho Trad, ao lado dos anfitriões, Almir Cantero e Jonas de Paula
Política
Vídeo: Nelsinho Trad critica polarização e pede mais "entregas"
Ex-jogador anuncia volta ao Senado após 4 meses de afastamento.
Política
Romário retoma mandato no Senado após quatro meses de licença
Câmara Municipal de Campo Grande
Política
Câmara Municipal de Campo Grande vota três projetos e dois vetos em sessão desta quinta
alems direção foto luciana nassar
Política
ALEMS analisa projeto que cria campanha contra adultização infantil nas redes sociais

Mais Lidas

Rapaz foi morto na MS-165, em Aral Moreira
Polícia
Motociclista é executado e enfermeira do SAMU descobre que era o filho em MS
Campo-grandense está desaparecida desde o dia 15 de abril
Polícia
Desaparecida, campo-grandense é acusada de desviar R$ 40 mil de escola em SC
Militar estava internado sob escolta
Polícia
Após uma semana internado, morre subtenente que atirou na companheira
Foi passear e saiu preso! Reconhecimento facial não perdoa visitante na Expogrande
Polícia
Foi passear e saiu preso! Reconhecimento facial não perdoa visitante na Expogrande