A prefeita Adriane Lopes sancionou a Lei nº 7.645, que institui o Dia Municipal de Reflexão e Memória pelas Vítimas de Feminicídio em Campo Grande. A data será lembrada anualmente em 12 de fevereiro e passa a integrar o calendário oficial de eventos do município.

A escolha do dia faz referência à morte de Vanessa Ricarte, vítima de feminicídio em Mato Grosso do Sul, e tem como objetivo representar todas as mulheres que perderam a vida em decorrência da violência de gênero.

A legislação prevê ações de conscientização sobre o feminicídio, incentivo a debates em escolas e instituições, além da promoção de atividades educativas e preventivas. As iniciativas poderão ser desenvolvidas pela Prefeitura em parceria com órgãos públicos, entidades da sociedade civil, instituições de ensino e organizações voltadas à defesa dos direitos das mulheres.

A nova lei foi publicada na edição desta quarta-feira (24) do Diário Oficial de Campo Grande e entrou em vigor na data de sua publicação.