A atuação de um sistema de alta pressão atmosférica favorece o tempo firme com predomínio de sol nesta quinta-feira, dia 13, em Mato Grosso do Sul. A estabilidade contribui para o aumento gradual das temperaturas e a queda acentuada nos índices de umidade relativa do ar.

Apesar do tempo seco em grande parte do Estado, as regiões sul e sudoeste ainda sentem os efeitos de uma frente fria. Nessas áreas, as temperaturas continuam mais amenas durante as madrugadas e as manhãs, com mínimas variando entre 12°C e 16°C.

O calor ganha força no decorrer do dia com máximas entre 35°C e 38°C nas regiões pantaneira, norte e nordeste. Nessas localidades, a umidade relativa do ar pode despencar para níveis críticos, atingindo valores de emergência entre 15% e 25%.

O intenso aquecimento diurno pode favorecer a formação de pancadas isoladas de chuva com baixa probabilidade em pontos específicos. Além disso, os ventos sopram do quadrante norte com velocidades moderadas e rajadas que podem ultrapassar os 50 km/h.

Na Capital, Campo Grande registra variação de nebulosidade com mínimas de 19°C e máximas que chegam aos 34°C. As regiões de Dourados e Cone-Sul marcam máximas de até 33°C, enquanto o Pantanal e o Bolsão enfrentam o pico do calor no Estado.