Cultura
Festival Onça Pintada: Maior evento de dança do MS volta com apresentações
Mostra Internacional de dança no estado tem 7ª edição e acontece de 30 de outubro até 01 de novembro
Após um longo período de pandemia, bailarinos de todo o país voltam ao palco da maior mostra internacional de dança do MS, o Prêmio Onça Pintada, que esse ano está em sua 7ª edição. O evento acontece de 30 de outubro até 1º de novembro.
Seguindo todas as regras e protocolos de segurança contra a covid-19, em 2021 o Prêmio Onça Pintada volta a acontecer de maneira presencial em Campo Grande. O evento é realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul através do FIC (Fundo de Investimento Cultural) programa/projeto da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul).
Além disso, a mostra conta também com apoiadores para a sua realização total: Grupo Hulsan, Raviera Motors, Nissan Raviera, Hotel DeVille Prime, UFMS e Mais Cultura UFMS.
“Para nós da Fundação de Cultura do MS, é uma honra apoiarmos, por meio do Fundo de Investimentos Culturais – FIC/MS projetos que vem ao encontro das políticas culturais. Parabéns a professora Neide Garrido pelo entusiasmo e pelo evento”, explica Gustavo Arruda (Cegonha) diretor presidente da FCMS.
A Mostra internacional e Prêmio tem como objetivo democratizar a arte da dança promovendo o intercâmbio cultural, o desenvolvimento técnico e a interpretação artística de grupos e bailarinos favorecendo a profissionalização e a formação de novas plateias.
As modalidades que poderão ser inscritas no concurso são: Ballet Clássico de Repertório; Ballet Clássico Livre; Dança Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas; Sapateado; Danças Populares; Danças Árabes e Estilo Livre. Serão quatro categorias: Infantil: 7 a 9 anos; Juvenil: 10 a 12 anos; Júnior: 12 a 15 anos; Sênior: 16 anos em diante.
Nessa edição, os trabalhos serão analisados por uma banca de jurados especialistas no cenário da dança no Brasil, são eles: Adriana Assaf, Caio Nunes, Edson Santos, Fernanda Fiuza, Flávia Burlini, Fernanda Frandsen, Jonathan Lanna, Margareth Viduani, Erick Guitierrez e Ana Lúcia El Daiher.
Além da competição os participantes poderão participar de oficinas de danças de diversas modalidades ministradas por alguns dos jurados.
A Mostra será avaliada pelos jurados com comentários e notas. Serão destacados os melhores trabalhos que se apresentarão na Noite de Gala dos Premiados. Os Prêmios Onça Pintada serão concedidos através de valor em dinheiro, troféus, medalhas, bolsas de estudo e premiações especiais.
As apresentações acontecem no teatro Glauce Rocha e quem tiver interesse poderá adiquirir os ingressos na bilheteria do local. Também serão exibidas através de um telão que será montado na parte de fora do teatro para dar a oportunidade não só de todos assistirem, mas também para evitar aglomerações dentro do Teatro devido a covid-19.
A importância do evento se reflete também no número de participantes de todo o Brasil que superaram todas as expectativas e foram além do que todos esperavam, o que traz ainda mais emoção ao retorno aos palcos.