O Banco Central do Brasil (BC) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciou, nesta quarta-feira (4), as novas regras para o sistema Open Finance, mudanças que viabilizarão o pagamento do Pix, sistema de transferências instantâneas, por aproximação.
A iniciativa vai diminuir as etapas nos pagamentos online e permitirão a oferta de Pix nas carteiras digitais, as chamadas wallets, o que abrirá espaço para a realização de pagamentos sem a necessidade de acessar o aplicativo da instituição financeira.
“O Open Finance já permite que os consumidores brasileiros tenham acesso a múltiplos benefícios advindos de soluções criadas pelas instituições participantes, a exemplo de agregadores e gerenciadores financeiros; oferta de crédito mais barato; maior facilidade para portabilidade de crédito e de salário; economia com cheque especial; oferta de melhores oportunidades de investimentos”, afirmou o BC.
Segundo o Banco Central, a partir do Open Finance, as instituições financeiras irão criar Super Apps, consolidando todas essas soluções e informações em um único aplicativo, facilitando a experiência ofertada aos clientes.
Se espera que ainda neste mês sejam publicadas normas mais detalhadas sobre como os serviços serão promovidos, com os testes para garantir a segurança das operações começando já em novembro deste ano.
Essas novas funcionalidades devem estar disponíveis a partir de fevereiro de 2025.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

MEC divulga resultado da primeira chamada do Pé-de-Meia Licenciaturas

IR 2025: onde baixar o aplicativo para declarar o Imposto de Renda?

Supremo confirma que nova correção do FGTS não é retroativa

Pé-de-Meia: nascidos em setembro e outubro recebem hoje incentivo

JD1TV: Com 'exposição ouro', leilões devem movimentar R$ 40 milhões durante a Expogrande

Trump anuncia tarifas recíprocas, e produtos importados do Brasil são taxados em 10%

Preço do litro do etanol mantém variação de até 15%

Confiança dos empresários da Capital está na zona negativa

Declaração pré-preenchida completa do IR está disponível
