Menu
Menu
Busca terça, 03 de junho de 2025
Governo Transversal Mulheres - Maio25
Economia

Emprego com carteira assinada cresce 0,12% em novembro com melhor resultado em 3 anos

21 dezembro 2013 - 07h37Via Portal Brasil
A criação de empregos com carteira assinada no país atingiu o saldo de 47.486 em novembro, crescimento de 0,12% em relação ao mês anterior, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego nessa sexta-feira (20). Esse é o melhor resultado para o mês de novembro dos últimos três anos.

“Os números mostram que a geração de empregos continua aquecida e acredito que os resultados de 2014 serão ainda melhores, graças aos investimentos feitos pelo governo federal e setor privado no país. Estamos no caminho certo, sem crise”, avaliou o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.

Segundo o ministério, “os números mostram a manutenção do dinamismo do mercado de trabalho formal, verificado nos últimos meses comparativamente ao mesmo mês do ano anterior (novembro de 2012: +46.095 postos e novembro de 2011: +42.735 postos).”

As admissões no mês passado atingiram 1.618.426 e as demissões, 1.570.940. Houve expansão em três dos oito setores pesquisados pelo Caged, o que sustentou o crescimento dos postos formais de trabalho.

Destaque para o comércio, com mais 103.258 pontos de trabalho, e o setor de serviço (44.825). Somados, os dois setores superam a queda de posto de trabalho em outros setores, especialmente na indústria da transformação (menos 34.266).

No acumulado do ano, o emprego teve crescimento de 3,91%, com o acréscimo de 1.546.999 postos de trabalho formais. No período de janeiro de 2011 a novembro de 2013, a criação de empregos, de acordo com o Caged, alcançou 11,20%, o que corresponde a um aumento de 4.937.357 de postos formais de trabalho.

Resultados
O desempenho favorável do período originou-se da expansão de três dentre os oito setores de atividades econômicas, com destaque para: Comércio (+103.258 postos) e Serviços (+44.825 postos), cujos saldos mais que superaram a perda ocorrida em outros setores da economia particularmente na Indústria de Transformação (-34.266 postos), na Agricultura (-33.183 postos, por motivos sazonais) e na Construção Civil (-31.770 postos, em razão da presença de fatores climáticos e encerramento de várias obras).

Entre os 27 estados, 17 elevaram o nível de emprego, com Sergipe revelando saldo recorde para o mês (+3.059 postos). Os destaques ficaram com Rio de Janeiro (+16.985 postos), Rio Grande do Sul (+10.443 postos) e Santa Catarina (9.638 postos). Ceará e Paraíba apontando o segundo melhor desempenho, e Bahia e Alagoas registrando o terceiro maior saldo para o período.

Reportar Erro
Gov Dengue Maio25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Indústria
Economia
Produção industrial tem alta de 0,1% de março para abril
Petrobras diminui preço da gasolina A para distribuidoras
Economia
Petrobras diminui preço da gasolina A para distribuidoras
Programa Pé-de-meia
Economia
Nascidos em novembro e dezembro recebem hoje parcela do Pé-de-Meia
Receita Federal
Economia
Não conseguiu declarar o Imposto de Renda a tempo? Veja o que fazer agora
Dólar, moeda americana
Economia
Dólar encerra o dia em alta, negociado a R$ 5,71
Lula durante evento O Brasil Dando a Volta Por Cima
Economia
PIB do Brasil cresce mais do que EUA, União Europeia e G7 no 1º trimestre
O empreendedor que não apresentar a declaração no prazo está sujeito à multa de até 20% do valor dos tributos devidos
Economia
MEIs têm até sábado para entregar declaração anual de faturamento de 2024
Foto: PMCG
Economia
Confiança dos empresários campo-grandenses é negativa pelo 3º mês seguido
Fachada da Receita Federal
Economia
Receita paga nesta sexta maior lote de restituição do IR da história
Emprego formal cresceu em MS
Economia
Mais de 5,7 mil trabalhadores foram registrados em MS no mês de abril

Mais Lidas

Dupla volta para Campo Grande
Cultura
JD1TV: Henrique e Juliano é atração confirmada na Festa Julina da UCDB
A vítima ainda não teve a identidade divulgada
Polícia
AGORA: Motociclista morre ao bater em poste no Zé Pereira
Ana Carla Muniz não resistiu as complicações
Interior
Mulher morre após dar à luz a bebê em Campo Grande
Foto: PMCG
Cidade
Prefeitura abre processos seletivos com salários de até R$ 4 mil