Farmacêutica clínica, Daniely Proença falou em entrevista no quadro 'Saúde e Bem Estar', no JD1 sobre a discussão em volta da automedicação e de riscos que podem gerar na saúde, além disso, a especialista comentou sobre os cuidados e orientações de fitoterápicos

“É um risco a população porque as pessoas entendem que se tem o medicamento em casa, elas estão protegidas e não sabem porque estão tendo reações, e acaba mascarando o problema”, ela orienta rocurar um atendimento médico, passar por um especialista, ou até mesmo ir na farmácia explicar para o farmacêutico o que está acontecendo.

E um dos dados alarmantes, é que existe por ano uma média de 20 mil pessoas que morrem por automedicação.

Especialista em prescrição farmacêutica e fitoterapia, Daniely esclareceu sobre o tratamento que faz medicamento extraído das plantas. "Aquele princípio ativo que é o medicamento, é muito confundido com os produtos naturais, que são os chazinhos, mas também temos que ter uma preocupação tanto com a fitoterapia quanto com produtos naturais, a depender do tratamento, e reações".

A farmacêutica também falou sobre a importância da farmácia de manipulação, na criação não apenas de novos formatos de medicamentos, mas também  de produtos cosméticos e novas formas que facilitam a ingestão de medicamentos, principalmente para crianças e idosos. Acompanhe a entrevista completa: