Geral
Com paridade, lista sêxtupla da OAB vira "funil"
Igualdade entre homens e mulheres aumenta dificuldade de candidatos tidos como fortes
A lista sêxtupla da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), está com processos de inscrição abertos para interessados concorrerem às duas vagas de desembargadores pelo Quinto Constitucional, a do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT24) e a mais comentada delas, a do Tribunal de Justiça (TJMS).
Um fato novo, porém, fez com que a unanimidade da diretoria suspendesse os processos do Quinto Constitucional até que o Conselho aprecie a proposta de resolução da paridade de gêneros, ou seja, para que a lista sêxtupla seja preenchida por três homens e três mulheres.
A próxima sessão do conselho será no dia 29 de abril, e nesse dia será batido o martelo sobre a nova forma de escolha. Um membro da entidade disse, em “off”, ao JD1 Notícias, que acha difícil que a paridade não
seja aprovada. Porque já existe equilíbrio no conselho e, também, porque este movimento [paridade] é de âmbito nacional.
Com isso, alguns nomes apontados como “prováveis” na lista, os advogados Felipe Mattos, Ary Raghiant e Alexandre Àvalo, terão que disputar espaço num autêntico “funil“, e com apenas três vagas, e competindo com outros quadros, que também tem peso e apoio, dentro e fora da OAB.