Vídeos compartilhados na internet nesta segunda-feira (16) mostram vários homens ou jovens agarrados à fuselagem de um avião militar C-17 dos EUA enquanto ele taxiava no aeroporto de Cabul. Pelo menos cinco pessoas morreram em meio ao caos.

Um dia após o Talibã ocupar o Palácio Presidencial, estrangeiros estão evacuando o país. Civis afegãos tentaram se pendurar em aviões para fugir. Em ofensiva que durou cerca de dois meses, o grupo extremista chegou à capital do Afeganistão no domingo e pediu a rendição do governo. Derrubado do poder com a invasão dos Estados Unidos em 2001, o Talibã retomou seu controle desde a retirada da maior parte das tropas americanas do país, em julho.

Testemunhas ouvidas pela reportagem da CNN revelaram escutar muitos tiros, mas não se sabe se os tiros foram disparados contra pessoas ou apenas para o ar para dispersar as multidões. Também não se sabe quem foram os autores dos disparos.

Também há milhares de afegãos com suas famílias esperando dentro e ao redor do aeroporto, na esperança de embarcar em voos para fora do país, acrescentaram as testemunhas. 

Veja o vídeo do caos.