O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) realizou uma fiscalização ordenada em diversos municípios do estado para verificar a cobertura vacinal destinada a crianças de zero a seis anos, como parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A ação, conduzida pelo Tribunal de Contas da União (TCU), atende às prioridades do Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância do TCE-MS.
Entre os dias 22 e 26 de julho, auditores estaduais de controle externo da Divisão de Fiscalização da Saúde realizaram Auditorias de Conformidade em seis municípios: Douradina, Itaporã, Japorã, Mundo Novo, Paranhos e Tacuru. O objetivo principal era avaliar o calendário e o alcance das metas vacinais, além de analisar indicadores relacionados ao público-alvo de zero a seis anos.
A fiscalização foi coordenada por Haroldo Oliveira Souza, chefe da Divisão da Saúde do TCE-MS. Ele explicou que o objetivo é avaliar a operacionalização do Plano Nacional de Imunização nos municípios do estado. "Nas próximas semanas, mais municípios serão fiscalizados e, ao final, os achados serão agrupados e encaminhados aos conselheiros relatores para recomendações e determinações necessárias", afirmou Haroldo Souza.
Reação - O prefeito de Douradina, Jean Sérgio Fogaça, elogiou a iniciativa do TCE-MS. "O Programa da Primeira Infância tem sido essencial no acompanhamento das nossas metas vacinais. O apoio do TCE-MS, com seus auditores aqui, nos presta um importante auxílio", destacou o prefeito.
A fiscalização em Douradina e Itaporã foi coordenada pelos auditores estaduais de controle externo Marcelo Arruda e Jailma Soares, que desempenharam um papel fundamental na execução e avaliação das ações de imunização nesses municípios.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Controladoria do Município de Glória de Dourados será fiscalizada pelo MP

Caso do PM morto pelo Choque durante roubo de droga é arquivado pelo MP

TJ condena Tiago Vargas a pagar R$ 40 mil por críticas agressivas a Reinaldo

Liminar para derrubar eleição da mesa diretora da Câmara de Rio Brilhante é negada

Mulher que alegou 'chip da besta' para matar filha enfrenta júri hoje na Capital

Pavan reconhece "transformação anônima" de reeducandos em entrega de escola reformada

Moraes determina suspensão do passaporte de Collor

Ex-vereador de Ribas deve devolver R$ 47 mil aos cofres públicos, diz TCE

STJ libera inclusão de gênero neutro em Registro Civil
