Menu
Menu
Busca sábado, 17 de maio de 2025
TJMS Intinerante Maio25
Meio Ambiente

Onça que matou 'Jorginho' pode ter sido cevada e perdeu medo de humanos, diz especialista

Presidente da Panthera Brasil, Leonardo Avelino Duarte, afirmou que humanos não fazem parte da lista de presas da espécie

23 abril 2025 - 15h06Carla Andréa

Embora as circunstâncias exatas sobre a morte de Jorge Ávalo, de 60 anos, conhecido como "Jorginho" - morto por uma onça-pintada na manhã da última segunda-feira (21), na região do Touro Morto, em Mato Grosso do Sul - sejam desconhecidas, especialistas alertam para sinais atípicos no caso.

Ao JD1, o presidente da ONG Panthera Brasil, Leonardo Avelino Duarte, afirmou que embora relatos indiquem que a onça teria ficado à espreita da vítima, esse tipo de comportamento é incomum em áreas com presença humana.

“Onças-pintadas não costumam frequentar decks ou locais próximos a habitações humanas. Isso foge completamente do comportamento natural de um animal selvagem”, explicou.

Caçadora de emboscada

A onça-pintada é um predador que age principalmente por emboscada, atacando quando a presa se aproxima de seu esconderijo. Diferente de outros grandes felinos, como leões e tigres, ela raramente persegue suas presas. “Ela se esconde e espera. Se a presa passa no alcance, ela ataca”, detalhou Leonardo.

O comportamento registrado neste caso, de o animal permanecer em um local com presença humana e posteriormente arrastar o corpo da vítima, pode indicar que a onça estava habituada a esse ambiente. “Há suspeitas de que essa onça estivesse cevada, ou seja, condicionada a receber alimentos próximos a humanos, o que modifica seu comportamento natural".

"Onça não chega perto de locais com cachorro ou presença humana constante, a menos que esteja habituada. Nunca, em hipótese nenhuma, devemos cevar um animal silvestre”, alertou.

Seres humanos não fazem parte da dieta da onça

Apesar da morte do caseiro, Leonardo reforçou que seres humanos não são presas naturais da onça-pintada. “Quando o ser humano chegou às Américas, há cerca de 10 mil anos, a onça já estava aqui há pelo menos 100 mil anos. Evolutivamente, ela não nos reconhece como parte de sua cadeia alimentar.”

A predação de humanos por onças é considerada extremamente rara e, geralmente, ocorre em situações de extremo oportunismo, como fome extrema ou quando o animal se sente ameaçado.

Alimentação e hábitos

As presas mais comuns da onça-pintada no Pantanal são capivaras e jacarés, seguidos por queixadas e cervos. Após matar a presa, o animal costuma arrastá-la para um local isolado, onde cobre o corpo com folhas e se alimenta aos poucos, por até três dias.

No caso do ataque a Jorginho, a onça foi vista arrastando o corpo, o que é compatível com esse comportamento. “Ela preserva a carne cobrindo com folhas e volta para se alimentar depois”, explicou Leonardo.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Onça é um macho
Meio Ambiente
JD1TV: Onça-pintada capturada após ataque no Pantanal segue em observação no CRAS
13ª edição da campanha Fogo Zero foi lançada nesta terça-feira (6), no auditório da Famasul
Meio Ambiente
MS reforça combate aos incêndios com a 13ª da campanha 'Fogo Zero'
Câmeras trap
Meio Ambiente
PMA instala câmeras no Pantanal para monitorar onças e reforçar segurança
Onças nadando
Meio Ambiente
JD1TV: Pescadores flagram mãe onça e filhotes nadando no Rio Taquari
Onça é um macho
Meio Ambiente
Onça que matou caseiro tem inflamação e anemia leve, aponta boletim veterinário
Onça é um macho
Polícia
JD1TV: Onça que matou caseiro rosna para câmeras ao chegar ao CRAS
Pesqueiro onde onça matou "Jorginho" continuará funcionando
Polícia
Pesqueiro onde onça matou "Jorginho" continuará funcionando
Onça que matou 'Jorginho' pode estar doente ou idosa, afirma secretário-adjunto
Polícia
Onça que matou 'Jorginho' pode estar doente ou idosa, afirma secretário-adjunto
Queimadas apresentaram queda nos três primeiros meses do ano
Meio Ambiente
Brasil reduz 70% da área queimada no primeiro trimestre de 2025
O esforço para preservar a área de proteção ambiental teve início no domingo (6) e segue até a próxima semana
Meio Ambiente
Governo de MS faz de queima prescrita para proteger parque e propriedades no Pantanal

Mais Lidas

Motociclista morto em acidente na BR-163 poderia estar tentando ultrapassagem
Polícia
Motociclista morto em acidente na BR-163 poderia estar tentando ultrapassagem
Motociclista morto em acidente na BR-163 é identificado
Polícia
Motociclista morto em acidente na BR-163 é identificado
JD1TV: Homem tenta invadir casa, mas fica peladão após roupa enganchar em muro
Polícia
JD1TV: Homem tenta invadir casa, mas fica peladão após roupa enganchar em muro
JD1TV: Influencer grava a própria morte ao ser baleada durante ao vivo na internet
Polícia
JD1TV: Influencer grava a própria morte ao ser baleada durante ao vivo na internet