Menu
Menu
Busca sexta, 03 de abril de 2026
Assembleia Abr26
Meio Ambiente

Onça que matou 'Jorginho' pode ter sido cevada e perdeu medo de humanos, diz especialista

Presidente da Panthera Brasil, Leonardo Avelino Duarte, afirmou que humanos não fazem parte da lista de presas da espécie

23 abril 2025 - 15h06Carla Andréa

Embora as circunstâncias exatas sobre a morte de Jorge Ávalo, de 60 anos, conhecido como "Jorginho" - morto por uma onça-pintada na manhã da última segunda-feira (21), na região do Touro Morto, em Mato Grosso do Sul - sejam desconhecidas, especialistas alertam para sinais atípicos no caso.

Ao JD1, o presidente da ONG Panthera Brasil, Leonardo Avelino Duarte, afirmou que embora relatos indiquem que a onça teria ficado à espreita da vítima, esse tipo de comportamento é incomum em áreas com presença humana.

“Onças-pintadas não costumam frequentar decks ou locais próximos a habitações humanas. Isso foge completamente do comportamento natural de um animal selvagem”, explicou.

Caçadora de emboscada

A onça-pintada é um predador que age principalmente por emboscada, atacando quando a presa se aproxima de seu esconderijo. Diferente de outros grandes felinos, como leões e tigres, ela raramente persegue suas presas. “Ela se esconde e espera. Se a presa passa no alcance, ela ataca”, detalhou Leonardo.

O comportamento registrado neste caso, de o animal permanecer em um local com presença humana e posteriormente arrastar o corpo da vítima, pode indicar que a onça estava habituada a esse ambiente. “Há suspeitas de que essa onça estivesse cevada, ou seja, condicionada a receber alimentos próximos a humanos, o que modifica seu comportamento natural".

"Onça não chega perto de locais com cachorro ou presença humana constante, a menos que esteja habituada. Nunca, em hipótese nenhuma, devemos cevar um animal silvestre”, alertou.

Seres humanos não fazem parte da dieta da onça

Apesar da morte do caseiro, Leonardo reforçou que seres humanos não são presas naturais da onça-pintada. “Quando o ser humano chegou às Américas, há cerca de 10 mil anos, a onça já estava aqui há pelo menos 100 mil anos. Evolutivamente, ela não nos reconhece como parte de sua cadeia alimentar.”

A predação de humanos por onças é considerada extremamente rara e, geralmente, ocorre em situações de extremo oportunismo, como fome extrema ou quando o animal se sente ameaçado.

Alimentação e hábitos

As presas mais comuns da onça-pintada no Pantanal são capivaras e jacarés, seguidos por queixadas e cervos. Após matar a presa, o animal costuma arrastá-la para um local isolado, onde cobre o corpo com folhas e se alimenta aos poucos, por até três dias.

No caso do ataque a Jorginho, a onça foi vista arrastando o corpo, o que é compatível com esse comportamento. “Ela preserva a carne cobrindo com folhas e volta para se alimentar depois”, explicou Leonardo.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
Arauco - Niver Inocencia Abr26

Deixe seu Comentário

Leia Também

A escolha da espécie foi resultado de uma mobilização que envolveu instituições públicas, privadas e organizações da sociedade civil
Meio Ambiente
Juruva vira ave símbolo da Mata Atlântica em MS e reforça ações de conservação
Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul - Foto: Vinícius Santos
Meio Ambiente
Justiça condena empresa por danos ambientais e manda regularizar depósito irregular
COP 15 aconteceu em Campo Grande
Meio Ambiente
COP15 termina em Campo Grande com mais de 40 espécies protegidas
Ao todo, foram plantadas 250 mudas
Meio Ambiente
COP15 promove conexão entre povos e territórios
Bagres gigantes
Meio Ambiente
COP15 aprova maior proteção de bagres gigantes da Amazônia e ariranhas
Ele foi localizado nesta quarta-feira
Meio Ambiente
Elefante-marinho volta a ser avistado no litoral alagoano
Espécie 'Mariquita-de-connecticut'. Ave registrada em MS só havia sido registrada uma vez no Amazonas.
Meio Ambiente
Registro raro de ave migratória e turismo de observação ganham destaque na COP15 em MS
COP15 está sendo realizada em Campo Grande
Meio Ambiente
Bonito vai sediar a primeira vara ambiental com foco no Pantanal
Lula durante ato na COP15, em Campo Grande
Meio Ambiente
Lula defende integração de biomas e cooperação ambiental na COP15, em Campo Grande
Lula em ato inicial da sessão do alto nível na COP15, em Campo Grande
Meio Ambiente
Em Campo Grande, Lula cobra "ação coletiva" para proteger espécies migratórias

Mais Lidas

UPA Leblon, em Campo Grande
Polícia
Mulher é abandonada pela família enquanto passava mal e morre em UPA de Campo Grande
Atropelamento e menina / Reprodução
Polícia
VÍDEO: Câmera flagrou acidente que matou Lauren no Nova Lima
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 2/4/2026
Comportamento
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 2/4/2026
Foto: Reprodução
Cidade
Decreto define nova tabela salarial para professores temporários em MS