Para expandir a área de atuação no mercado de trabalho e ampliar a qualificação da mão de obra, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) de Mato Grosso do Sul, por meio de diversos parceiros, disponibiliza vários cursos e novos aprendizados às pessoas privadas de liberdade.
Nesta semana, os internos do Estabelecimento Penal “Máximo Romero”, em Jardim, concluíram o curso de Confecção de Tralhas de Cabeça para Equinos, em material sintético – considerada um equipamento essencial utilizado como arreio para cavalgar.
Realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Agepen e o Sindicato Rural de Jardim, o curso teve carga horária total de 40 horas e contou com a participação de 10 internos. Após serem avaliados, receberão certificado de conclusão do curso.
As aulas foram ministradas pelo instrutor João Rodrigues, que capacitou os internos na confecção de três peças: cabeçada, cabresto e rédeas – todos produzidos com fios de polipropileno, um material sintético altamente resistente e de baixo custo.
Durante as aulas, o instrutor ressaltou a importância do material, que garante um trabalho mais rápido e com um retorno financeiro imediato, utilizando o couro como exemplo, que além de caro, leva cerca de 30 dias para ficar pronto, pois exige muitos processos.
Para o diretor da unidade, Maycon Roslen de Melo, a capacitação vai possibilitar fonte de geração de renda quando conquistarem a liberdade. “Além de qualificar a mão de obra dos reeducandos, os cursos também permitem remição na pena”, complementou.
O atual mercado de trabalho oferece várias oportunidades aos profissionais que confeccionam as tralhas, com grande demanda em eventos típicos como rodeios, cavalgadas e clube do laço, onde a procura por produtos de qualidade e acabamento diferenciado aumentam em época de festividades.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Pedreiro, repositor e costureira são destaques em vagas na Funsat nesta sexta

Com salário de até R$ 14,9 mil, concurso da Caixa abre edital nesta sexta-feira

Quintou com emprego? Campo Grande tem 1,3 mil vagas disponíveis em 152 funções

Campo Grande tem mais de 1,2 mil vagas de emprego abertas nesta quarta-feira

Precisando de emprego? Funsat oferta 1,2 mil vagas nesta terça em Campo Grande

Novembro começa com mais de 1,2 mil vagas em 154 funções diferentes na Capital

Funsat encerra outubro com 1.472 vagas em 156 funções diferentes

Inscrições para o Vestibular 2026 da UEMS terminam na próxima semana

Bora trabalhar? Capital tem mais de 1,4 mil vagas em aberto nesta quinta-feira

Em parceria com a Agepen e o Sindicato Rural de Jardim, o curso teve carga horária total de 40 horas e contou com a participação de 10 internos (Divulgação/Agepen)



