Política
Câmara divulga parlamentares do orçamento secreto
Alguns nomes de parlamentares que solicitaram emendas foram divulgados nesta terça-feira (14)
Começou a ser divulgado nesta terça-feira (14), os nomes e ofícios dos parlamentares que solicitaram emendas do orçamento secreto. Apesar da aprovação de resolução do Congresso, a medida atende apenas em parte a decisão do Supremo Tribuna Federal (STF). Em apenas alguns casos aparecem nomes de prefeitos, e não dos parlamentares que solicitaram os repasses.
Entre os documentos publicados estão ofícios do relator-geral do Orçamento 2021, Márcio Bitar. Em algumas páginas é possível ver que Bittar, que é senador pelo Acre, atende demandas do Maranhão e da Bahia, além de secretarias de Tocantins e Paraná.
Em novembro, dois oito deputados federais eleitos em Mato Grosso do Sul, quatro se posicionaram a favor do Projeto de Lei do Orçamento Secreto para o exercício de 2022.
Drº Luiz Ovando (PSL), Bia Cavassa (PSDB), Loester Trutis (PSL) e Beto Pereira (PSDB) foram os parlamentares que votaram a favor do PL, apenas o deputado Fábio Trad (PSD) se posicionou contra.
Vander Loubet (PT) e Dagoberto Nogueira (PDT) optaram pelo voto de obstrução. Rose Modesto (PSDB) não esteve presente na sessão.
A proposta foi aprovada e o resultado final enntre os deputados foi de 268 votos favoráveis e 31 contrários.
Nelson Trad (PSD) votou favorável a proposta. Já Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (PSL) votaram contra.