Durante a sessão ordinária desta terça-feira (27), os deputados da ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) apreciaram e aprovaram três matérias. Em primeira discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 269/2023, de autoria da deputada Lia Nogueira (PSDB), que dispõe sobre o uso de carrinhos de compras adaptados, em hipermercados e supermercados, para atender às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O projeto volta à votação em plenário em segunda discussão.
Também aprovado em primeira discussão o Projeto de Lei 139/2024, de autoria do Poder Judiciário, que altera a redação de dispositivos da Lei 3.687, de 9 de junho de 2009, com o objetivo de criar o cargo de técnico de nível superior, com qualificação em enfermagem para o quadro de servidores efetivos. A matéria também volta ao plenário para votação em segunda discussão.
Discussão única
Em discussão única, foi aprovado o Projeto de Resolução 104/2023, de autoria do deputado e presidente da ALEMS, Gerson Claro (PP), que cria o Prêmio Prefeito Alfabetizador no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul. A matéria o objetivo premiar os gestores municipais que alcançaram os melhores avanços nas políticas públicas de educação, em comparação ao ano anterior no IQE-MS (Índice de Qualidade da Educação de Mato Grosso do Sul). A entrega ocorrerá em cerimônia pública, promovida pela ALEMS em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação. O projeto segue à promulgação pelo Diário Oficial Eletrônico da Assembleia.
Campanhas
O deputado e presidente da ALEMS convidou todos para ação alusiva às campanhas contra a violência contra a mulher e pelo fim do feminicídio. “Convido todos os servidores e deputados, a convite especial da deputada Mara Caseiro, no final da sessão de amanhã (28), para assistir o Teatro Vozes, integrando a Campanha #TodosPorElas pelo fim do Feminicídio e o Agosto Lilás, que está se encerrando”, ressaltou.
JD1 Notícias
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira


É no Plenário Júlio Maia que acontecem a apresentação e votação dos projetos de interesse social (Foto: Wagner Guimarães)



