Menu
Menu
Busca domingo, 01 de fevereiro de 2026
Política

Fachin arquiva inquérito contra Dilma, Cardozo e ministros do STJ

09 setembro 2017 - 17h23Agência Brasil

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), acolheu o pedido de arquivamento apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no Inquérito 4243, que investigava uma suposta tentativa da ex-presidente Dilma Rousseff de obstruir a Operação Lava Jato. Além de Dilma, também constavam no inquérito os nomes do ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Francisco Falcão e Marcelo Navarro. A acusação era de que teriam planejado atravancar a operação por meio da nomeação de Navarro para o STJ, em 2015.

Na decisão, Fachin pontuou que o Supremo tem o “entendimento pacífico” de que deve deferir todos pedidos de arquivamento da PGR. A exceção seriam os casos baseados na atipicidade da conduta ou da extinção da punibilidade, conforme informação divulgada no site da Corte. O ministro argumentou que o arquivamento fundamentado na ausência de provas não impede as investigações no caso de surgirem novas evidências.

No mesmo inquérito, a procuradoria ofereceu denúncia contra os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma e o ex-senador Aloísio Mercadante por três conjuntos de fatos. A suspeita que recaía sobre o ex-parlamentar era de oferecimento de apoio político, jurídico e financeiro ao ex-senador Delcídio do Amaral, com o objetivo de convencê-lo a desistir do acordo de delação premiada.

No segundo conjunto de fatos, Dilma e a marqueteira Mônica Moura teriam trocado informações sobre a Lava Jato e, no terceiro, havia a compreensão de que Dilma teria preparado a nomeação de Lula para a Casa Civil como forma de blindá-lo com foro privilegiado, evitando que ele fosse julgado pelo juiz federal Sérgio Moro.

Fachin defendeu que, com o arquivamento, não restou no inquérito nenhuma autoridade com foro privilegiado e que, por isso, não deve mais tramitar no STF. A PGR sustentava que fatos do Inquérito 4325, que avaliava se os acusados constituíam uma organização criminosa, justificavam o trâmite no Supremo.

O ministro acolheu também a solicitação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para que o sigilo imposto ao processo seja levantado.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Presidente da Câmara destaca que o Poder Legislativo é fiscalizador, legislador e moderador
Política
Presidente analisa atuação da Câmara e maior pluralidade entre vereadores
Ministra Simone Tebet
Política
Simone Tebet descarta disputa pelo governo de SP e cita Haddad e Alckmin
Senado Federal - Foto: Andressa Anholete
Política
Congresso Nacional retoma trabalhos em fevereiro com 73 vetos de Lula na pauta
Instituto Mirim de Campo Grande - Foto: Reprodução / PREFCG
Cidade
Adriane Lopes corta 220 vagas do Instituto Mirim e reduz inclusão de adolescentes
Lula passará por cirurgia
Política
Lula fará cirurgia de catarata no olho esquerdo na sexta-feira
Marcos Marcello Trad -
Justiça
Justiça declara nulo ato que efetivou Marquinhos Trad na ALEMS sem concurso público
Chegada do governador Tarcísio de Freitas
Política
Tarcísio chega em comboio à Papuda para visitar Bolsonaro
Foto: TRE-MS
Política
TRE-MS retoma julgamentos com foco em irregularidades eleitorais
Com 15 cadeiras, maior bancada no início de 2026 será do PL
Política
Com ano eleitoral, Senado inicia 2026 com novo equilíbrio entre bancadas
A decisão de pautar a votação foi tomada na manhã desta segunda-feira
Política
Veto que pode suspender aumento da taxa do lixo vai a votação em 3 de fevereiro

Mais Lidas

Bombeiros e Samu chegaram a ser acionados
Polícia
Jovem é assassinado a tiros após brigar com dono de conveniência no Lageado
Lucas estava desaparecido desde o dia 24
Polícia
Jovem desaparecido no Nova Lima é encontrado morto em área de mata
Polícia Científica esteve no local do homicídio | Imagem ilustrativa
Polícia
Homem é assassinado a tiros na frente de condomínio e suspeito foge em Gol em MS
Militar do Corpo de Bombeiros sofre perseguição da ex-mulher
Polícia
Sargento dos Bombeiros é perseguido pela ex-mulher e recebe 100 ligações em um dia em MS