Saúde
Serviço de cirurgia cardíaca pediátrica da Cassems completa dois anos com 54 procedimentos
Estrutura implantada em 2024 passou a atender crianças com cardiopatias congênitas em Mato Grosso do Sul, reduzindo a necessidade de transferência para outros estados
O serviço de cirurgia cardíaca pediátrica da Cassems completou dois anos com 54 procedimentos realizados em Mato Grosso do Sul. Implantado em maio de 2024, o serviço passou a atender crianças com cardiopatias congênitas no Estado, reduzindo a necessidade de transferência para centros de referência em outras regiões do país.
Segundo dados da instituição, o volume representa praticamente todos os procedimentos realizados na rede privada e entre 25% e 30% das cirurgias cardíacas pediátricas feitas em Mato Grosso do Sul, considerando também a rede pública.
Para o cirurgião cardíaco pediátrico Guilherme Viotto, a estrutura local diminui os impactos causados pelo deslocamento das famílias para outros estados.
“Você transferir uma criança que tem uma cardiopatia congênita que precisa ser submetida a uma cirurgia de grande porte e deslocar essa família por 1.000 quilômetros gera um impacto sociofamiliar e emocional gigantesco. Geralmente a mãe vai junto para acompanhar e o pai não consegue se liberar do trabalho. Trazer essa realidade para cá é um marco”, afirmou.
De acordo com a Cassems, embora o hospital já contasse com centro cirúrgico e UTI, foi necessário estruturar uma equipe especializada para atender os pacientes. O trabalho envolve médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e técnicos de enfermagem.
A instituição informa que, ao longo dos dois anos, ampliou a capacidade de atendimento e passou a realizar procedimentos de maior complexidade. A expectativa é aumentar o número de pacientes atendidos nos próximos anos, mantendo os tratamentos no próprio Estado.