A Policlínica Cone Sul, em Dourados, ultrapassou a marca de 31 mil atendimentos no primeiro ano de funcionamento, beneficiando pacientes de 34 municípios de Mato Grosso do Sul. Entre setembro de 2025 e setembro de 2026, foram realizados 31.410 procedimentos, sendo 12.131 consultas médicas especializadas e 19.279 exames diagnósticos.

Inaugurada em 29 de setembro de 2025, a unidade integra o Hospital Regional de Dourados (HRD), estruturado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), e administrado pela Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir).

Entre as especialidades oferecidas estão cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, oftalmologia, ginecologia, urologia, ortopedia e cirurgia vascular. De junho a setembro deste ano, a média foi de 1.366 consultas mensais.

Na área de diagnóstico, foram realizadas 8.117 tomografias computadorizadas. O serviço de ressonância magnética, iniciado em abril, contabilizou 429 exames até setembro. A unidade também oferece ultrassonografias, mamografias, endoscopias, colonoscopias e exames cardiovasculares.

Para a diretora-geral do HRD, Andréia Alcântara, os resultados demonstram o fortalecimento da assistência pública.

"Mais do que números, esses resultados representam a ampliação das possibilidades de cuidado para a população. Cada consulta e cada exame fazem parte de um percurso assistencial que precisa funcionar de maneira integrada. Nosso compromisso é transformar o investimento público em serviços efetivos, com qualidade, segurança e responsabilidade na utilização dos recursos”, destaca.

O complexo hospitalar também conta com 100 leitos em funcionamento e registra 2.778 cirurgias desde a abertura da Unidade I, em dezembro de 2025.

Em junho de 2026, a pesquisa de satisfação apontou aprovação geral de 97,52% entre os usuários, reforçando os indicadores de qualidade dos serviços prestados pelo SUS.