Tecnologia
Microsoft aposenta Internet Explorer nesta quarta-feira
O navegador não vai mais receber atualizações e correções, e usuários serão migrados para o Edge
A Microsoft irá aposentar o Internet Explorer (IE) nesta quarta-feira (15), deixando de fornecer suporte ao navegador no sistema operacional Windows 10 e direcionando os usuários dele para o Edge, o “sucessor” do IE.
O navegador não terá mais suporte da Microsoft para atualizações de segurança ou melhorias, e após um período de tempo vai desabilitar totalmente o navegador através de uma atualização do sistema operacional.
O desligamento do navegador já estava planejado pela empresa, que em 16 de março lançou um pronunciamento sobre a descontinuação do suporte ao aplicativo.
“Conforme anunciado anteriormente, o futuro do Internet Explorer no Windows está no Microsoft Edge. O modo Internet Explorer (modo IE) fornece suporte a navegadores herdados no Microsoft Edge. Por causa disso, o aplicativo para desktop do Internet Explorer 11 (IE 11) será desativado, no dia 15 de junho de 2022, em certas versões do Windows 10”, dizia a nota.
O IE foi lançado há 27 anos, em 1995, junto com o sistema operacional Windows 95, e permaneceu até 2015, quando o Edge foi lançado junto do Windows 10 e o console Xbox One, como o navegador padrão da gigante da tecnologia.
Sites e aplicativos que foram desenvolvidos para o Internet Explorer poderão ser acessados por meio de um modo de compatibilidade no novo navegador.
“O Edge não é apenas uma experiência de navegação mais rápida, segura e moderna do que o Internet Explorer, mas também é capaz de resolver uma preocupação importante: compatibilidade com sites e aplicativos antigos e legados”, disse uma postagem no blog oficial da Microsoft.