As temperaturas mais baixas que arcram os sul-mato-grossenses nesta semana, devem dar uma trégua a partir dos próximos dias. De acordo com a coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), Valesca Rodriguez Fernandes, a previsão para os próximos dias é de tempo estável é de sem probabilidade de chuvas em Mato Grosso do Sul.

A partir de sábado a temperatura mínima deve chegar a 12°C e a máxima 28°C, e no domingo a chega a 32°C. De acordo com o ClimaTempo que prevê as temperaturas nos próximos 15 dias, a mínima chega na casa dos 18° C, a noite na semana seguinte, a máxima varia de 30 a 32°C, com sol o dia todo e sem nuvens.

Enquanto isso a umidade relativa do ar continua baixa, variando entre 20% a 60% neste domingo e não passando de 50% nos demais dias da semana, o que inspira cuidados, os principais é se manter sempre hidratado, tomar muita água, evitar de se expor ao sol por período prolongado das 10h às 16h e umidificar o ambiente.

Mato Grosso do Sul registrou nesta semana as temperaturas mais extremas nos dias 29 e 30 de junho, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A Figura 1 apresenta o mapa com as temperaturas mínimas no dia 30/6 às 7h (horário de Brasília). Observa-se que, a massa de ar frio (tons de azul e roxo) atingiu o estado com alta intensidade. 

Nesta semana ainda há possibilidade de geada fraca e isolada no sul do Mato Grosso do Sul.