Menu
Menu
Busca quarta, 10 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Entrevistas

JD1TV - Cuidado: Inseticida comum não mata escorpião

Alerta é do veterinário João Vieira, ex-presidente do CRMV/MS

28 novembro 2023 - 17h14Caroliny Martins

Na edição do JD1 Entrevista desta terça-feira (28), conversamos com o médico veterinário João Vieira, pós-graduado em saúde coletiva, mestre em meio ambiente e desenvolvimento e proprietário de uma empresa de saúde ambiental, na qual realiza controle de pragas no estado.

De acordo com a Secretaria de Saúde, de janeiro a outubro deste ano, 3.623 pessoas foram picadas por escorpião em todo o estado. Para o veterinário João Vieira além do calor e umidade que aumentam a proliferação, o acúmulo de entulhos de obras também influenciam.

Outro ponto abordado é que as baratas são alimento para os escorpiões e por isso o extermínio das baratas auxilia no controle dos escorpiões.

Para combater a proliferação, ele dá algumas dicas: não acumular materias de construção que servem de esconderijo, manter as gramas cortadas, exterminar as baratas e outros insetos, porém ele destaca que chamar uma empresa especializada para dedetizar é a solução mais eficaz, já que utilizar o inseticida comum, de mercado ou caseiros, pode dispersar o escorpião, ao invés de matar.

"A tendência do inseticida comum é dipersar o escorpião, e aí você aumenta o risco de acidentes. Ele sai do esconderijo, ele sai do ralo, ele sai pra fugir do cheiro do gás emitido pelo inseticida, e aí ele procura fugir dali e vai parar dentro do seu banheiro, do seu quarto, da sua casa. (...) Mas os produtos próprios, registrados, eles tem a característica de não dispersar o escorpião, eles matam sem alardear, sem alertar o escorpião da sua presença, essa é a tecnologia utilizada", acrescenta.

O veterinário afirma que somente empresas especializadas possuem produtos que matam sem dispersar o animal.

"Nós que somos da iniciativa privada, temos uma organização nacional muito forte, a Feprag ( Federação Brasileira das Associações de Controladores de Vetores e Pragas), temos há muitos anos congressos, encontros, seminários, que temos a oportunidade de termos contato com tecnologias atualizadas na área de controle de pragas e de escorpião. Então há muitos anos laboratórios renomados, multinacionais, já registraram, lançaram e disponibilizaram no mercado para utilizarmos, produtos químicos dirigidos e pesquisados para combater o escorpião", enfatiza.

Assista:

 

 

 

Reportar Erro
Energisa Nov-Dez 25

Deixe seu Comentário

Mais Lidas

PM atendeu o caso de estupro | Imagem ilustrativa
Polícia
Homem mascarado invade casa e estupra adolescente em assentamento de Campo Grande
Casas populares
Cidade
Pré-seleção para 30 apartamentos do Jardim Antártica acontece neste sábado
MS tem oito foragidos incluídos na nova "lista vermelha" criada pelo Ministério da Justiça
Justiça
MS tem oito foragidos incluídos na nova "lista vermelha" criada pelo Ministério da Justiça
Alírio Francisco do Carmo -
Justiça
Policial penal de MS preso por ligação com o PCC diz que é pastor e quer liberdade