Esportes
Em clima olímpico, MS realiza Paralimpíadas Escolares neste sábado
Evento irá reunir 69 paratletas (43 no masculino e 26 no feminino), de 11 a 18 anos
Neste sábado (28), acontece às Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul (Paraesc/MS) 2021. Com as modalidades esportivas bocha adaptada paralímpica, paraatletismo e tênis de mesa, o evento é organizado pelo Governo do Estado em parceria com a Fundação de Esporte e Lazer (Fundaesporte), e retorna ao calendário esportivo estadual em Campo Grande.
A Capital irá receber delegações do interior que chegam nesta sexta-feira (27), vindo de cinco municípios Chapadão do Sul, Dourados, Rio Brilhante, Sidrolândia e Três Lagoas. Uma estrutura foi montada na sede campestre da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grade (AECNB), irá recepcionar as equipes e os servidores do evento.
A classificação funcional dos atletas também será realizada no local. O processo inclui definir as qualificações dos atletas e equalizar a divisão / classificação dos participantes para competir entre si. Essa classificação analisa a capacidade de realizar exercícios, destacando o potencial de resíduos musculares, sequelas de certos tipos de defeitos e músculos não lesados.
Esses jovens estão em busca de classificação para a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, que tradicionalmente acontecem no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP). Neste ano a competição acontecerá de 22 a 27 de novembro.
Locais dos jogos
A bocha adaptada e o tênis de mesa agitam a Nipo (sede centro), das 8h às 12h (matutino) e das 13h30 às 17h (vespertino).
O paratletismo, será no Parque Olímpico Ayrton Senna, com as provas: 60m, 75m, 100m, 150m, 200m, 250m, 400m, 800m, 1.000m, 1.500m, salto em distância, arremesso de peso, e lançamentos de pelota, dardo e disco.