O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) suspendeu a Portaria n.º 1.191/2024, que formalizava a nomeação de candidatos aprovados no concurso público municipal de Jardim.
A decisão foi tomada após denúncia que alegava a violação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), mais especificamente do artigo 21, que impede a nomeação de servidores nos 180 dias finais do mandato de um prefeito, caso essa medida resulte em aumento de despesas com pessoal ou comprometa o orçamento do próximo exercício.
A denúncia, recebida pelo TCE-MS, foi motivada pela nomeação dos candidatos para cargos efetivos no dia 8 de novembro de 2024, em um momento próximo ao fim do mandato da prefeita Clediane Areco Matzenbacher. O Conselheiro Relator, Flávio Kayatt, argumentou que a decisão da prefeita poderia gerar impacto financeiro significativo para o orçamento de 2025, afetando o limite de despesas com pessoal do município.
Diante dos indícios de descumprimento da LRF, a Corte de Contas determinou a suspensão cautelar da portaria, com base na urgência da medida para evitar danos financeiros à administração municipal subsequente.
A prefeita foi notificada e tem cinco dias úteis para apresentar informações, esclarecimentos e a comprovação do cumprimento da decisão, sob pena de multa. A medida visa garantir a conformidade orçamentária e prevenir que o município ultrapasse os limites de despesas estabelecidos pela legislação fiscal.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

'Sabe aquela intuição': Mãe desabafa após possível feminicídio da filha em Cassilândia

Ciclista é socorrido em estado grave após ser atropelado por Uno em Três Lagoas

Jovem foi assassinado à queima-roupa na frente da namorada em Mundo Novo

STF bate o martelo e mantém Rúbia presa por morte brutal do ex em Sete Quedas

Controladoria do Município de Glória de Dourados será fiscalizada pelo MP

Em ato violento, ladrão rouba e espanca idoso após invadir casa em Três Lagoas

Mulher e homem ainda estão em estado grave após briga generalizada em Aquidauana

Liminar para derrubar eleição da mesa diretora da Câmara de Rio Brilhante é negada

Motorista morre preso às ferragens após bater Hilux em poste na MS-295, em Paranhos
