O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, comentou nesta terça-feira (19) sobre a Operação Contragolpe, deflagrada pela Polícia Federal (PF), que resultou na prisão de militares envolvidos no planejamento de um golpe para impedir a posse e assassinar o então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e seu vice, Geraldo Alckmin. O ministro Alexandre de Moraes também era um dos alvos que seria executado.
Durante sessão do CNJ, Barroso reforçou a necessidade de se aguardar a conclusão das investigações, mas afirmou que as notícias são "estarrecedoras".
"Tudo sugere que estivemos mais próximos do que imaginávamos do inimaginável. O que é possível dizer é que o golpismo, o atentado contra as instituições e contra os agentes públicos que as integram nada tem a ver com ideologia e opções políticas. É apenas a expressão de um sentimento antidemocrático e de desrespeito ao Estado de Direito. Estamos falando de crimes previstos no Código Penal", afirmou o ministro.
No entanto, o ministro ressaltou que as instituições brasileiras estão funcionando como devem em uma democracia.
"Felizmente, já superamos o ciclo do atraso, mas é preciso empurrar para a margem da história comportamentos como esses que estão sendo noticiados pela imprensa e que são uma desonra para o país", completou.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Dupla é julgada por execução em guerra do tráfico na Moreninha

STF bate o martelo e mantém Rúbia presa por morte brutal do ex em Sete Quedas

AO VIVO: Virgínia Fonseca depõe na CPI das Bets; assista

Justiça determina soltura de acusado por homicídio ocorrido em 1997 na Capital

Controladoria do Município de Glória de Dourados será fiscalizada pelo MP

Caso do PM morto pelo Choque durante roubo de droga é arquivado pelo MP

TJ condena Tiago Vargas a pagar R$ 40 mil por críticas agressivas a Reinaldo

Liminar para derrubar eleição da mesa diretora da Câmara de Rio Brilhante é negada

Mulher que alegou 'chip da besta' para matar filha enfrenta júri hoje na Capital
