O ministro Alexandre de Moraes determinou, neste sábado (7), o cumprimento imediato da pena de 10 anos de prisão da deputada Carla Zambelli (PLSP), condenada pela invasão ao sistema eletrônico do CNJ.
Ele também mandou notificar o presidente da Câmara, Hugo Motta, sobre a determinação de perda de mandato da parlamentar.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, rejeitou na última sexta-feira (6) o recurso proposto pela defesa de Zambelli, mantendo a condenação. Com isso, considera-se que houve trânsito em julgado, o que abre caminho para execução imediata da pena.
Na mesma decisão, Moraes ordenou a prisão preventiva da deputada, o bloqueio de bens, contas bancárias, seu salário e verbas do gabinete, e a inclusão do nome de Zambelli na lista vermelha da Interpol.
Também foi instaurado um novo inquérito, conduzido por Moraes, para apurar possíveis crimes de obstrução de justiça e coação processual, bem como investigar doações recebidas via Pix.
A determinação para que Hugo Motta suspenda o salário (R$46 mil) e verbas de gabinete (aproximadamente R$170 mil) foi enviada à Câmara na última quarta-feira (4).
No dia 5, a Câmara autorizou uma licença não remunerada de 127 dias para Zambelli, iniciada em 29 de maio; seu suplente, Coronel Tadeu (PL-SP), assumiu o mandato.
O PT e outras lideranças de oposição pediram à Mesa da Câmara que declare oficialmente a perda do mandato, alegando incompatibilidade jurídica entre a pena em regime fechado e o exercício do cargo. Já o PL argumenta que apenas o plenário da Casa pode formalizar a cassação noticias.r7.com.
Em nota, Zambelli afirmou sentir-se perseguida, criticou a decisão monocrática de Moraes e defendeu que sua prisão é um "abuso autoritário", alegando que apenas crimes inafiançáveis e flagrante autorizam prisão de deputado apublica.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

TSE encerra teste público de segurança das urnas eletrônicas

STF marca julgamento sobre morte de Marielle Franco e Anderson Gomes

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte

OAB/MS tem liminar suspensa pela Justiça Federal no caso do golpe do falso advogado

Moraes pede data para julgar réus pelo assassinato de Marielle Franco


A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) durante sessão na Câmara (Paulo Sergio/Câmara dos Deputados)



