Dois cães que eram mantidos há cerca de quatro meses permanente e ininterruptamente amarrados na grade da janela da casa, sem abrigo, em uma casa no bairro Guanandi II, em Campo Grande, foram resgatados pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (Decat), na manhã desta terça-feira (10).

Segundo informações de testemunhas os cães não recebiam água e alimentação de forma regular, o que agrava ainda mais a situação deles.

Conforme parecer emitido pelos médicos veterinários da Subsecretaria do Bem-Estar Animal (SUBEA), “os animais se encontravam debilitados, magros, desidratados, sem nenhum tipo de abrigo, sem alimento e sem água, correndo o risco de desencadear uma hipertermia, o que caracteriza situação de emergência, visto que os animais poderiam vir a ter um colapso respiratório, desmaios, convulsões e até mesmo a morte pela exposição à situação constatada”.

A tutora dos animais se encontrava na casa e acabou sendo presa e autuada em flagrante na Especializada. A autora, de 25 anos, permaneceu presa, tendo em vista a impossibilidade de arbitramento de fiança pelo Delegado de Polícia na fase investigatória, considerando que a pena máxima do delito de maus-tratos supera quatro anos.

Os dois cães foram resgatados, encaminhados ao CCZ e após triagem e exames de praxe poderão ser entregues para Lar Temporário até que ocorra a almejada adoção.