Menu
Menu
Busca quinta, 06 de março de 2025
Polícia

Maior bicheiro do Rio chega em presídio federal de Campo Grande nesta terça

Rogério de Andrade deixou Bangu nesta manhã escoltado por 4 viaturas do Serviço de Operações Especiais (SOE)

12 novembro 2024 - 13h38Sarah Chaves, com informações do G1

Por determinação da 1ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio, o bicheiro Rogério de Andrade deixou a Penitenciária de Segurança Máxima Laércio Pellegrino (Bangu 1), no Complexo de Bangu, na Zona Oeste do Rio, no começo da manhã desta terça-feira (12) para vir ao Presídio Federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

O contraventor é acusado de ser o mandante da morte do rival Fernando de Miranda Iggnácio, em 2020 e foi preso no final do mês passado na Operação Último Ato, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro (Gaeco/MPRJ).

O bicheiro deixou Bangu escoltado por 4 viaturas do Serviço de Operações Especiais (SOE), que é o Grupamento de Escolta Penitenciária da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) — e foi levado até a Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador. Lá, uma aeronave da Polícia Federal (PF).

O Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), vinha negociando a transferência com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), ligada ao Ministério da Justiça. Ele ficará no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD).

Na segunda (4) passada, o TJRJ negou dois pedidos de habeas corpus (HC), impetrados pelo advogado Raphael Mattos, que defende o contraventor.

O primeiro pedia a revogação da prisão preventiva de Rogério. Já o segundo solicitava a suspensão dos efeitos da decisão que determinou a inclusão de Rogério de Andrade no RDD. Os dois pedidos foram negados pela desembargadora Elizabete Alves de Aguiar, da 8ª Câmara Criminal do Órgão Especial do TJRJ.

Briga pelo poder

Castor de Andrade era um dos chefões do jogo do bicho no Rio e morreu de infarto em 1997. Iggnácio, que o sogro sempre considerou favorito para sucedê-lo, assumiu esse império e o expandiu com máquinas de caça-níqueis.

Rogério é sobrinho de Castor e sempre teve desavenças com o Iggnácio. No fim dos anos 90, Rogério revolveu investir também no caça-níquel e passou a invadir parte do negócio de Iggnácio, dando início a uma guerra sangrenta na família: pelo menos 50 pessoas foram assassinadas na disputa.

Vaivém na Justiça

Em março de 2021, o MPRJ tinha denunciado Rogério Andrade como mandante da morte de Iggnácio. No entanto, em fevereiro de 2022, a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu trancar a ação penal contra o contraventor, alegando falta de provas.

Em abril deste ano, Rogério Andrade retirou a tornozeleira eletrônica que monitorava seus deslocamentos, após uma decisão do ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF). O contraventor ficou quase 1 ano e meio com a tornozeleira eletrônica e cumprindo recolhimento domiciliar noturno, sem poder sair de casa após as 18h.

A vigilância eletrônica decorria da 2ª fase da Operação Calígula, em agosto de 2022, quando Andrade foi preso ao lado do filho, Gustavo.

Segundo a denúncia do MPRJ que embasou a operação, Rogério Andrade expandia seus negócios de exploração de jogos de azar em vasta área geográfica, mediante a imposição de domínio territorial com violência, além da prática reiterada e sistêmica dos crimes de corrupção ativa, homicídio, lavagem de dinheiro, extorsão e ameaça, dentre outros.

Rogério seria o chefe da organização criminosa que contava ainda com o PM reformado Ronnie Lessa, assassino confesso de Marielle Franco, e a delegada Adriana Belém, que facilitaria as ações do grupo.

Em nota, a defesa de Adriana Belém afirmou que "repudia veementemente a afirmação de que ela fazia parte de organização criminosa, sendo certo que o próprio Ministério Público não formulou contra ela acusação de pertencimento à organização criminosa".

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Casa da Mulher Brasileira, a Deam
Polícia
TJMS irá inaugurar 4ª Vara de Violência Doméstica contra a Mulher na DEAM
Três fuzis, mais de 680 munições e 314 Kg de maconha foram apreendidos pela PRF na Capital
Polícia
Três fuzis, mais de 680 munições e 314 Kg de maconha foram apreendidos pela PRF na Capital
JD1TV: Mulher é presa furtando fios em frente à delegacia de Campo Grande
Polícia
JD1TV: Mulher é presa furtando fios em frente à delegacia de Campo Grande
Foto: Fernando Maia/Riotur
Polícia
Jovem é estuprado por trio durante festa de Carnaval em Campo Grande
Foto: Reprodução/Rádio Caçula
Polícia
Homem usa cooler para espancar esposa na saída de clube em Três Lagoas
Foto: Osvaldo Duarte/Dourados News
Polícia
Professora aposentada morre ao passar mal e ser atropelada por caminhão em Dourados
Simão Victor Ximenes tinha 39 anos e trabalhava na Caixa Econômica Federal
Polícia
Homem que morreu durante caminhada no Parque das Nações era bancário em Campo Grande
Imagem Ilustrativa
Polícia
Entregador de pizza tem moto roubada durante o serviço em Dourados
Foto: Ilustrativa -
Polícia
Idosa cai no golpe do falso médico e perde o marido no mesmo dia em MS
Hospital da Vida
Polícia
Mulher é esfaqueada pelas costas enquanto caminhava em aldeia de Dourados

Mais Lidas

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar atenderam a ocorrência
Polícia
JD1TV: Homem morre ao infartar durante caminhada no Parque das Nações
Caso foi registrado na Deam
Polícia
Mesmo com filha no colo, mulher apanha do namorado músico em Campo Grande
Simão Victor Ximenes tinha 39 anos e trabalhava na Caixa Econômica Federal
Polícia
Homem que morreu durante caminhada no Parque das Nações era bancário em Campo Grande
Foto: Jardim MS News
Polícia
Homem mata irmão e cunhado antes de tirar a própria vida em Jardim