Menu
Menu
Busca domingo, 22 de junho de 2025
Política

Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprova Marco Temporal indígena

Parecer do relator do caso vai em contramão com o STF, que derrubaram a tese jurídica

27 setembro 2023 - 14h51Pedro Molina

Por 16 votos a 10, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (27), o projeto de lei que estabelece o Marco Temporal de terras indígenas. A decisão vai em contramão com o estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A matéria foi aprovada na Câmara dos Deputados e teve parecer favorável do relator, o senador Marcos Rogério (PL-RO). Com isso, o texto segue para o Senado.

Relator do texto, ele seguirá o relatório da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) a favor do Marco Temporal, que fixa a data de promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988, como parâmetro para determinar se pode houver ou não a ocupação de terras por indígenas.

O senador cita que essa aprovação trará “paz” aos indígenas.

“Com sua aprovação, finalmente, o Congresso Nacional trará segurança e paz às populações indígenas e não indígenas, especialmente do campo. Não se pode aceitar que, 35 anos após a entrada em vigor da Constituição, ainda haja celeuma sobre a qualificação de determinada terra como indígena, gerando riscos à subsistência e à incolumidade física de famílias inteiras”, disse Rogério.

“Vale lembrar, a propósito, que o próprio PL excepciona da questão do marco temporal as terras que só não estavam ocupadas em 1988 por conta de renitente esbulho praticado contra comunidades indígenas, de maneira que cai por terra a ilegítima acusação de que se estaria buscando aqui legitimar ou acobertar qualquer tipo de violência contra a população indígena. Estabelecida a constitucionalidade da chamada tese do Marco Temporal, vale analisar também a compatibilidade formal e material com a Constituição de outros dispositivos que geraram ou podem gerar discussão”, completou.

STF volta a discutir o Marco Temporal

Seis dias após derrubar a tese, o Supremo voltará a discutir o tema para debater pontos específicos da análise, como a indenização a fazendeiros.

Existe a possibilidade de os ministros abrirem o debate que poderá autorizar a exploração econômica das terras ocupadas pelos indígenas, ou seja, com autorização expressa do Congresso Nacional, poderá haver comercialização de produtos da produção da lavoura e de outros recursos naturais.

Acompanhe:

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Bolsonaro
Política
Bolsonaro é diagnosticado com pneumonia viral após passar mal
Nova lei proíbe músicas com apelo sexual em 'carretas da alegria' em Campo Grande
Política
Nova lei proíbe músicas com apelo sexual em 'carretas da alegria' em Campo Grande
Vereador Papy recebe o deputado federal, Luiz Ovando, em seu gabinete
Política
Frente evangélica pode ser retomada na Câmara Municipal de Campo Grande
Projeto teve parecer favorável dos deputados da Comissão
Política
LDO que estima R$ 27 milhões para MS em 2026 é aprovado pela CCJR e vai à plenário
Agência do INSS
Política
Congresso instala CPMI para investigar fraudes bilionárias em benefícios do INSS
O Fórum funcionará como um espaço permanente de diálogo entre a União e os entes locais
Política
Fórum de Gestores Federais é instalado em MS com coordenação de Tiago Botelho
Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul -
Interior
MP recomenda fim da gastança com cargos comissionados na Câmara de Ponta Porã
Deputados votam protocolo "Não é Não" para proteger mulheres em casas noturnas
Política
Deputados votam protocolo "Não é Não" para proteger mulheres em casas noturnas
Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento
Política
Simone diz priorizar Ministério e decisão sobre o Senado ficará para outubro
Plenário da Câmara Municipal
Política
Câmara de CG recebe Fórum do Governo Federal com agenda para 2050

Mais Lidas

Depac Dourados
Polícia
Mãe sobe no telhado de casa para não ser morta pelo filho de 13 anos em Dourados
Nova lei proíbe músicas com apelo sexual em 'carretas da alegria' em Campo Grande
Política
Nova lei proíbe músicas com apelo sexual em 'carretas da alegria' em Campo Grande
Hospital Regional de Coxim
Interior
Homem é esfaqueado por cantor sertanejo após dar carona em Coxim
Frango assado e banana: Personal trainer é preso ao ser flagrado furtando mercado
Polícia
Frango assado e banana: Personal trainer é preso ao ser flagrado furtando mercado