Menu
Menu
Busca domingo, 28 de abril de 2024
Política

Conselho do Direitos da Mulher repudia fala do vereador Delegado Wellington

Parlamentar é acusado de machismo por uma fala durante a última Sessão da Câmara

08 abril 2020 - 17h54Flávio Veras    atualizado em 08/04/2020 às 17h57

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher emitiu nota de repúdio após uma fala considerada machista e misógina do vereador delegado Wellington durante a última Sessão Ordinária da Câmara de Campo Grande,realizada ontem (7). O colegiada afirmou que recebeu com indignação a informação de que a Mesa Diretora da Casa de Leis não teve nenhuma manifestação contrária ao ato até o momento. 

A fala aconteceu durante discussão sobre flexibilização de regras de isolamento devido à pandemia de coronavírus. O parlamentar, nas palavras dele, afirmou que "salão é importante. Imagina, a mulher sem fazer sobrancelha, cabelo, unha, não tem marido nesse mundo que vai aguentar, tem que tratar da autoestima". 

Para grupo, o vereador, ao defender seu posicionamento pelo isolamento parcial, fez referência à condição da mulher de forma pejorativa e discriminatória. "Dessa forma reafirma a desigualdade entre homens e mulheres exprimindo pensamento misógino que não condiz com a sua condição de parlamentar com formação jurídica e que tem usado a defesa dos direitos das mulheres em seu palanque eleitoral", questionou à nota.

Ainda no texto o que diz que tais manifestações contribuem para a perpetuação da objetificação da mulher, bem como para uma compreensão inadequada dos fundamentos da violência contra as mulheres e do feminicídio.

"Aproveitamos para propor que esta Casa de Leis desenvolva ações preventivas e informativas relacionadas à valorização das mulheres, que contribuam para o enfrentamento às discriminações que as atingem, bem como incentive projetos de combate a todas as formas de violência contra mulheres e meninas nesta capital", projetou. 

E finalizou o texto dizendo que, "sendo assim, este Conselho reivindica o posicionamento dessa presidência e sua mesa diretora, bem como, a retratação e pedido de desculpas para com as mulheres pelo indicado vereador na tribuna do parlamento, garantindo a mesma divulgação utilizada para seu pronunciamento anterior".

Outro lado

Também em nota à imprensa, o vereador Delegado Wellington explicou que reafirma compromisso dele na luta pelos direitos da mulher e no combate ao feminicídio e à violência doméstica. 

"Durante a sessão, defendi a reabertura do comércio em Campo Grande dentro de um novo contexto, para evitar a proliferação da Covid-19, no qual falei que todos o serviços são essenciais dependendo de um ponto de vista, citando a igreja, para os que procuram refúgio, além de salões de beleza. Neste ponto minha fala foi interpretada como machismo, ao invés de somente exaltar a mulher, as profissionais da área estética e a importância da autoestima feminina" explicou o vereador.

Acompanhe à nota na íntegra

Em razão de matérias vinculadas na imprensa, eu, vereador Delegado Wellington (PSDB), venho a público reafirmar nosso compromisso na luta pelos direitos da mulher e no combate ao feminicídio e à violência doméstica.

Durante sessão ordinária realizada na terça-feira (7), defendi a reabertura do comércio em Campo Grande dentro de um novo contexto, para evitar a proliferação do COVID-19, no qual falei que todos o serviços são essenciais dependendo de um ponto de vista, citando a igreja, para os que procuram refúgio, além de salões de beleza. Neste ponto minha fala foi interpretada como machismo, ao invés de somente exaltar a mulher, as profissionais da área estética e a importância da autoestima feminina.

Em três anos de mandato apresentei mais de 20 projetos de leis de proteção e protagonismo da mulher. Não sou machista. O contexto era como poderíamos rever e repensar a questão do que é ou não serviços essenciais, já que sou cobrado diariamente por diversos segmentos, inclusive de salões de beleza e igrejas sobre a questão econômica.  Todos precisam trabalhar, gerar rendas e viver diante do atual cenário de pandemia.

Reforço nossa luta tanto como Delegado de Polícia quanto vereador na luta pelos direitos da mulher e lamento a impressão equivocada de nosso trabalho junto a sociedade campo-grandense. Destaco ainda que pedirei na próxima sessão a retirada da ata da fala em questão.

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Domingos Brazão é acusado de ser um dos possíveis mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco
Política
Após 4 desistências, Conselho de Ética define relatora de processo contra Brazão
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin
Brasil
Governo consegue liminar no STF para suspender prorrogação de desoneração da folha
O indígena Dirceu da Aldeia Nova Canaã recebendo a cesta das mãos da prefeita Adriane Lopes ao lado de autoridades
Política
Adriane Lopes lança PAA Indígena no Noroeste
Vai um churras? Governo vai mudar impostos em picanha e proteínas animais
Política
Vai um churras? Governo vai mudar impostos em picanha e proteínas animais
Michelle Bolsonaro
Política
Michelle Bolsonaro é internada após mal-estar e dores
Vereadores na sessão da Câmara Municipal
Política
Vereadores aprovam PL para implantação de placas informativas em pet shops
Sessão na Assembleia Legislativa
Política
Deputados aprovam em 2,2% reajuste remuneratório dos servidores da ALEMS
Vereadores analisam PL para implantação de placas informativas em pet shops
Política
Vereadores analisam PL para implantação de placas informativas em pet shops
Reajuste remuneratório dos servidores da Assembleia será votado em 2ª discussão
Política
Reajuste remuneratório dos servidores da Assembleia será votado em 2ª discussão
Ex-presidente Jair Bolsonaro
Política
Sem provas, Moraes conclui que Bolsonaro não pediria asilo à Hungria

Mais Lidas

Rodrigo morreu depois de um surto
Polícia
Homem que morreu pelado durante surto no Jockey Club era professor de inglês
AGORA: Motociclista morre ao bater contra poste na Lúdio Martins Coelho
Polícia
AGORA: Motociclista morre ao bater contra poste na Lúdio Martins Coelho
João Victor Cardoso morreu no dia 20 após bater em uma árvore e hoje, dia 27, Carlos Eduardo Freitas faleceu ao colidir contra um poste de luz
Polícia
200 metros e sete dias separou morte de jovens motociclistas na Lúdio Martins Coelho
O caso foi registrado na Depac Cepol em Campo Grande
Polícia
Depois de quebrar toda a casa, homem é encontrado morto sem roupas no Jockey Club