A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, lançou nesta sexta-feira (26) o Programa Aquisição de Alimentos (PAA Indígena), no bairro Jardim Noroeste. O programa tem como objetivo comprar frutas, legumes, verduras, ovos e até frango caipira e distribuição para as famílias indígenas em situação de vulnerabilidade social. O investimento deve ser de R$ 5 milhões por ano para a manutenção do projeto.
Adriane destacou ação tripartite para atender famílias vulneráveis, ajudando a atender os anseios dos produtores. “O recurso vem, o estado em parceria com o município faz a distribuição para que as famílias vulneráveis. Visitando a comunidade, uma das grandes reclamações dos produtores era que produzia, mas não tinham como comercializar e perdia a produção. Desta forma não poderiam manter a continuidade esse programa traz uma solução, tanto para os produtores, quanto para as comunidades indígenas”, disse a prefeita.
Os alimentos serão distribuídos ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) dos Bairros Vida Nova, Tiradentes, Noroeste, Vila Gaúcha e Jardim Aeroporto. Com isso, cerca de 1.315 famílias devem ser beneficiadas pela ação.
Para a imprensa, o secretário da Sidagro (Sistema de Defesa Agropecuária), Ademar Silva Júnior, detalhou que nesta primeira fase 19 famílias de quilombos estão fornecendo a alimentação para o programa, somando quase 40 toneladas.
Walter Carneiro destacou que o programa, desenvolvido com ajuda da secretaria executiva de agricultura familiar da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Ciência, Tecnologia e Inovação), acontecerá em todo Mato Grosso do Sul. “Os alimentos são comprados de famílias quilombolas para atender famílias indígenas, a preocupação é inserir todo mundo nesse processo, dando condições para a família produzir e vender"
O programa – O PAA Indígena foi desenvolvido pelo Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e é coordenado pela Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e executado pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e prefeituras municipais.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

'Vamos ver quem é quem', diz Lula sobre redução da jornada de trabalho

Advogado deixa defesa de Vorcaro após PF rejeitar delação premiada

Datafolha: Lula chega a 40% e abre maior vantagem sobre Flávio Bolsonaro

João César Mattogrosso diz que 'servidores e MS' serão suas bandeiras na Assembleia

Rose diz que seguirá centro-direita em 2026 e mantém sonho de governar MS

Alcolumbre cancela votação de ministro indicado ao CNJ no Senado

João César Mattogrosso pode participar da sessão da ALEMS na próxima semana

Vereador sugere chamar exército e presos para conter buraqueira em Campo Grande

Após perder mandato do partido, Neno Razuk divulga nota de despedida da Assembleia


O indígena Dirceu da Aldeia Nova Canaã recebendo a cesta das mãos da prefeita Adriane Lopes ao lado de autoridades (Foto: Sarah Chaves)



