Menu
Menu
Busca quarta, 29 de abril de 2026
Assembleia Abr26
Política

Lula solicita fechamento de clubes de tiro ao ministro da Justiça

Para o atual presidente, liberar a compra de armas serviu apenas para agradar o crime organizado

25 julho 2023 - 14h52Tamires Santana

Nesta terça-feira (25), durante o programa semanal Conversa com o Presidente, conduzido pelo jornalista Marcos Uchôa, o presidente Lula (PT), afirmou que apenas organizações policiais deveriam ter locais para a prática de tiros e que a política de liberar a compra de armas do governo anterior era para “agradar o crime organizado”. Lula pediu ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para fechar “quase todos” os clubes de tiro do país.  

Na ocasião, o presidente ressaltou que a população precisa viver de forma civilizada, participar de construções positivas e que o Brasil vai melhorar quando “entrar na era do livro, na era da cultura”, não das armas.

“Eu já conversei com o Flávio Dino, nós temos que fechar quase todos, só deixar aberto aqueles que são da Polícia Militar e do Exército ou da Polícia Civil. É organização policial que tem que ter lugar para atirar, para treinar tiro, não é a sociedade brasileira, nós não estamos preparando uma revolução”, disse.

Cabe relembrar que, na semana passada, o governo federal lançou o Programa de Ação na Segurança (PAS), em prol do fortalecimento da segurança pública do país. Entre os atos assinados, está um decreto com medidas visando o controle responsável das armas.

A principal mudança para o controle de armamentos foi a redução de armas e munições acessíveis a civis, incluindo CACs registrados. Também restabelece a distinção entre as armas de uso dos órgãos de segurança e as armas acessíveis a cidadãos comuns. Não é mais permitido que caçadores, atiradores e colecionadores transitem com armas municiadas.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Imagem da urna eleitoral eletrônica
Justiça
TSE celebra 30 anos da urna eletrônica com evento aberto ao público em Brasília
Foto: Davi Pinheiro/Divulgação
Política
Jornada de trabalho e escala 6x1 será pautada em audiência na Câmara Municipal
Protesto - Foto: Sarah Chaves
Política
Trans e travestis se manifestam contra lei sobre uso de banheiros na Capital
Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul
Política
Assembleia analisa criação de 150 cargos de analista judiciário
Foto: Izaias Medeiros
Política
Vereadores votam dois projetos na sessão desta terça na Câmara
Danos patrimoniais ao Congresso Nacional após a invasão de 8 de janeiro de 2023
Política
Veto ao PL da Dosimetria entra em pauta nesta quinta-feira no Congresso
Lula e Trump em encontro recente
Política
Lula repudia ataque a tiros ocorrido em evento com Donald Trump
O chamado "beijo das aduelas", registrado pelo jornalista Toninho Ruiz, está previsto para acontecer no dia 31 de maio.
Política
A um passo do 'beijo', Ponte Bioceânica redefinirá logística de MS
Ex-presidente Jair Bolsonaro
Política
PGR dá aval para Bolsonaro fazer cirurgia no ombro
Lula passou por cirurgia
Política
Médico diz que Lula retirou lesão e deve repousar nos próximos dias

Mais Lidas

Protesto - Foto: Sarah Chaves
Política
Trans e travestis se manifestam contra lei sobre uso de banheiros na Capital
Residencial fica na região norte - Foto: Reprodução / Comunicação da Agehab
Cidade
Agehab publica resultado com 80 famílias pré-selecionadas no Residencial Nova Bahia
Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jader Vasconselos
Cidade
Após denúncia, TCU abre investigação sobre uso de R$ 156 milhões da Saúde de Campo Grande
DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente)
Polícia
Padrasto sai algemado em Campo Grande sob suspeita de estupro de menino de 1 ano