Menu
Menu
Busca sexta, 11 de julho de 2025
Política

Prefeito de Fátima do Sul deve rescindir 346 contratos temporários sob pena de multa

19 julho 2016 - 16h15Natália Moraes

A Justiça determinou que o prefeito de Fátima do Sul (MS), Eronivaldo da Silva Vasconcelos Junior (PSDB), rescinda 346 contratos temporários existentes, sob pena de multa diária e crime de desobediência. A decisão foi tomada após solicitação do Ministério Público Estadual (MPE) no dia 6 de julho.

Na decisão, a Prefeitura deve comprovar em até cinco dias nomeações de todos os candidatos aprovados em concurso público realizado em 2011, e apresentar um organograma dos cargos comissionados atualmente existentes. Segundo o MPE, o Município foi intimado no dia 11 de julho, e o prefeito foi pessoalmente intimado em 15 de julho.

O MPE verificou que em janeiro de 2016, havia 135 contratos temporários ativos. Em fevereiro de 2016, o número saltou para 138. Daí em diante, o número de contratos temporários cresceu sem nenhuma justificativa. Já em março, existiam 223 servidores contratados temporariamente; no mês de abril, 297. Atualmente, em julho, a quantia chegou a 346.

A reportagem tentou contato com a Prefeitura de Fátima do Sul, mas não obteve resposta. Ainda, o site institucional do município encontra-se fora do ar.

Histórico

O Município de Fátima do Sul descumpriu um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o MPE em 2011, onde deveria ter feito a rescisão de todos os contratos temporários existentes mais a exoneração de comissionados, e finalmente, realizar concurso público com a consequente nomeação dos aprovados.

Em 2015, o Município informou que rescindiu os contratos temporários e realizou concurso público, mas necessitava de 180 dias para cumprir integralmente o TAC. Segundo o MPE, vários candidatos aprovados que foram convocados não tinham tomado posse.

Ainda em 2015, a Justiça deferiu o prazo de 180 dias para o cumprimento total do acordo. Mais uma vez, a Prefeitura descumpriu. Assim, o MPE solicitou multa contra o Município.

Em fevereiro de 2016, a Justiça determinou que o Município apresentasse projeto de lei de reestruturação da carreira dos servidores municipais; comprovasse a exoneração de comissionados, a rescisão de todos os contratos temporários e a nomeação dos aprovados em concurso. Mais uma vez, a determinação foi descumprida, o que ocasionou o bloqueio de R$ 235.870,00 em verbas públicas. Mas, o dinheiro retornou às contas da Prefeitura após agravo de instrumento interposto pelo Município.

Após, o Município aprovou lei que promoveu alterações no quadro dos servidores públicos municipais, com a extinção dos cargos em comissão desnecessários. Também afirmou que deu posse a todos os aprovados em concurso, e que as contratações temporárias realizadas tinham respaldo legal, e que durariam até a realização de novo concurso.

No entanto, o MPE comprovou o crescente número de contratos temporários ativos, que chegou ao total de 346. Assim, segundo o órgão, a multa deveria incidir também sobre o prefeito municipal. “Para que, assim, a ordem judicial fosse cumprida e os efeitos pelo descumprimento recaíssem sobre o Administrador Público, o qual, além da multa, pode incorrer em ato de improbidade administrativa, litigância de má-fé e nas sanções do crime desobediência”.

Polêmica

Em 2015, Eronivaldo da Silva Vasconcelos Junior foi acusado de manter perfis falsos no Facebook para atacar adversários. Segundo o jornal Correio do Estado, dados fornecidos à Justiça mostraram que as contas eram utilizadas pelos computadores da Prefeitura de Fátima do Sul. 

Reportar Erro
Sebrae Encontro de Lideres

Deixe seu Comentário

Leia Também

Por ter força de lei, o reajuste dos militares já está valendo, mas ainda precisa ser confirmado pelo Congresso
Política
Câmara aprova reajuste de 9% para militares das Forças Armadas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Política
Brasil "segura" até agosto resposta a tarifaço
Janja, primeira-dama
Política
Janja usa termo 'vira-latas' após jornalistas perguntarem sobre Lula e Trump
Epaminondas Vicente Silva Neto, conhecido como Papy (PSDB)
Política
Por unanimidade, Papy é reeleito na Câmara Municipal
Paço Municipal -
Política
Reajuste salarial do prefeito de Naviraí é suspenso pela Justiça
Celso Abrantes e o deputado estadual Pedro Caravina
Política
Mesmo antes da posse em Bandeirantes, Celso Abrantes apresenta demandas na Capital
Foto: Izaias Medeiros
Política
Vereadores votam projetos de isenções fiscais às empresas da Capital
Foto: Divulgação
Política
Deputados votam projeto do TCE-MS para regularização fiscal de Municípios com multas
Senado aprova prorrogação de prazo para regularizar imóveis rurais em faixa de fronteira
Política
Senado aprova prorrogação de prazo para regularizar imóveis rurais em faixa de fronteira
Lei institui campanha "Setembro Amarelo vai à Escola" em MS
Política
Lei institui campanha "Setembro Amarelo vai à Escola" em MS

Mais Lidas

Pai foi preso pelo abuso seguido de morte
Interior
Pai estuprou a filha enquanto teve relação sexual com a esposa em Camapuã
Imagem Ilustrativa
Polícia
Bebê de 1 ano morre ao ser estuprada pelo próprio pai em MS
A pequena morreu na manhã de hoje
Polícia
Bebê que morreu ao ser estuprada pelo pai sofria maus-tratos: 'infestação de piolhos e larvas'
Imagem Ilustrativa
Polícia
Mãe cadeirante vê bandidos atirarem na cabeça do filho que estava dentro do caixão