A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está trabalhando em um novo sistema, chamado de “Origem Verificada”, para frear a aplicação de golpes por meio de um identificador de chamadas que permitirá que as empresas cadastrem seus números em um banco de dados.
Buscando aumentar a transparência e a segurança para os consumidores, a iniciativa permitirá que as empresas cadastradas sejam identificadas ainda na chamada com o nome e logotipo, além de uma mensagem de texto opcional.
Um dos principais golpes que a Agência busca acabar é o “golpe do 0800”, em que criminosos se passam por atendentes de empresas conhecidas para obter dados pessoais e financeiros das vítimas.
O sistema será implementado em parceria com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal, conhecido como Conexis. Para se cadastrarem, será necessário que as empresas contratem o serviço diretamente com as operadoras, que ainda não revelaram o preço que será cobrado.
A Conexis ainda garantiu que o novo serviço não terá custo adicional para os consumidores.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mundial da RoboCup 2025 tem equipe do Sesi de Naviraí entre as 10 melhores

Estudo de vacina universal contra o câncer gera 'forte resposta antitumoral'

Tecnologia 5G completa três anos no Brasil com 100% de metas cumpridas

Projeto "MS+Ciência" conquista 1º lugar em prêmio nacional

Orkut anuncia retorno com nova proposta: menos algoritmo, mais conexões reais

'Desafio Pantanal Tech 2025' selecionará projetos de negócios viáveis para MS
