Menu
Menu
Busca quarta, 18 de junho de 2025
Brasil

Cerca de 24 milhões de mulheres em vulnerabilidade receberão absorventes de graça

A distribuição será em unidades de saúde, de assistência social e escolas da rede pública de ensino por todo o país

20 junho 2023 - 15h24Brenda Leitte

O Governo Federal anunciou nessa segunda-feira (19), o público-alvo da campanha de distribuição de absorventes gratuitos. A expectativa é de que 24 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade social sejam beneficiadas. A ação faz parte do Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, instituído em março com a Lei n° 14.214/21.

A portaria interministerial definiu que pessoas inscritas no Cadastro Único, em situação de rua ou pobreza, matriculadas em escolas públicas municipais, estaduais ou federais e que pertençam à família de baixa renda poderão receber os absorventes de forma gratuita. A portaria ainda inclui como público-alvo, pessoas que estão no sistema penal ou cumprindo medidas socioeducativas.

Os absorventes serão distribuídos em unidades de atenção primária à saúde, como UBS (Unidades Básicas de Saúde) e USF (Unidades de Saúde da Família); escolas da rede pública de ensino; unidades do Sistema Único de Assistência Social, presídios e instituições de cumprimento de medidas socioeducativas. No entanto, ainda não foi divulgado quando começa a distribuição dos absorventes.

Além da disponibilizações dos absorventes, a portaria estabelece que agentes públicos realizem cursos de formação, na modalidade de ensino à distância, a respeito da dignidade menstrual.

Na Capital, o Programa Dignidade Menstrual, estabelecido pela prefeitura de Campo Grande, faz a distribuição gratuita de absorventes descartáveis para estudantes em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é garantir que as adolescentes continuem frequentando as aulas mesmo no período menstrual. Na Rede Municipal de Ensino, são 4.787 alunas matriculadas, com idades entre 11 e 55 anos.

Segundo levantamento do Unicef (Fundo de Emergência das Nações Unidas para a Infância), publicado em 2021, mais da metade das pessoas que menstruam, matriculadas no 9° ano, estão parcialmente desassistidas quanto aos itens de higiene pessoal nas escolas.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dois suspeitos foram presos
Brasil
PF prende mais dois suspeitos de participar de fraude no INSS
Santana do Livramento, no RS, registrou granizo
Brasil
Tempestades causam estragos no Rio Grande do Sul
Foto: Divulgação
Brasil
Ministério das Comunicações troca experiências de tecnologia com governo da China
Aplicativo do Meu INSS
Brasil
Aposentados já podem consultar respostas das entidades nos Correios
 Foto: Getty Images via BBC
Brasil
Câmara Federal pode derrubar portaria que proíbe trabalho em feriado sem acordo coletivo
Foto: Unsplash
Brasil
Portaria cria programa de Pontos de Apoio à população de rua em todo o país
Foto: OVG
Brasil
Decreto cria Rede Brasileira de Banco de Alimentos
Foto: Sepah News/AFP
Brasil
Nelsinho pede que caravana de religiosos que foi à Israel também seja repatriada
Relator da LDO, deputado Gervásio Maia, ao lado do presidente da comissão, senador Efraim Filho
Brasil
LDO do Governo Federal tem relator definido no Congresso
Foto: Agência Gov
Brasil
Sistema Defesa Civil Alerta é ativado em Brasília

Mais Lidas

Viatura Polícia Militar
Polícia
AGORA: Homem morre ao trocar tiros com a Força Tática da PM em Campo Grande
JD1TV: Jovem tem cabeça decepada após negar pedido de namoro de idoso
Polícia
JD1TV: Jovem tem cabeça decepada após negar pedido de namoro de idoso
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 16/6/2025
Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 16/6/2025
Revólver que estava na posse de Willian
Polícia
Morto em confronto com a PM planejava usar arma para matar o tio em Campo Grande