"O atual sistema dá conta da demanda, mas nós recebemos diariamente pedidos como a abertura de novas linhas. Nós precisamos, sim, melhorar o sistema, a qualidade dos ônibus. Ainda que seja de graça, não pode atrasar, senão o povo ainda reclama", conta o prefeito.
São oito veículos que atendem a todas as linhas urbanas, ao custo anual de R$ 500 mil. De acordo com o prefeito, os gastos equivalem a 1% do orçamento do município, que é de R$ 50 milhões. “São cerca de cinco mil passageiros que utilizam o transporte. Como a cidade é pequena, e o pessoal vai almoçar em casa, acaba utilizando, em média, quatro vezes por dia”, calcula.
Para Luiz Carlos Gil, o exemplo de Ivaiporã poderia ser seguido por cidades com mais habitantes, mas ele ressalta que, mesmo em uma cidade pequena, os recursos têm que ser retirados de outros setores. “Você acaba deixando de fazer coisas em outras áreas. Poderia substituir máquinas, investir em outras coisas. Mas como quem utiliza o ônibus é a população mais carente, e a cidade já tem problemas de trânsito – se todas as pessoas fossem para o centro de carro não teria lugar para estacionar -, então é justo”, argumenta.
Ainda não houve registro de protestos nas ruas da cidade.
Veículo na garagem
A assistente administrativa Cassiane Bellé, de 30 anos, mora a aproximadamente quatro quilômetros do local de trabalho e, mesmo tendo uma motocicleta, diz preferir utilizar o serviço gratuito de transporte público. “Eu estou muito satisfeita com o ônibus. É bem limpo, tem manutenção sempre e resolve o meu problema”, diz. “Consigo economizar bastante no fim do mês”, comemora a moradora.
Apesar da satisfação, Cassiane ressalta que o serviço poderia ser melhor. “Os ônibus ainda vêm muito lotados e passam apenas nos horários de pico. Melhorando isto, seria perfeito. Como é de graça, não dá nem para reclamar”, afirma.
Segundo o prefeito, no horário da tarde os veículos são disponibilizados para atividades como o transporte de alunos para parques, e programas ligados à terceira idade. “São horários em que não tem muita demanda”, justifica Gil.Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Brasil
PF prende mais dois suspeitos de participar de fraude no INSS

Brasil
Tempestades causam estragos no Rio Grande do Sul

Brasil
Ministério das Comunicações troca experiências de tecnologia com governo da China

Brasil
Aposentados já podem consultar respostas das entidades nos Correios

Brasil
Câmara Federal pode derrubar portaria que proíbe trabalho em feriado sem acordo coletivo

Brasil
Portaria cria programa de Pontos de Apoio à população de rua em todo o país

Brasil
Decreto cria Rede Brasileira de Banco de Alimentos

Brasil
Nelsinho pede que caravana de religiosos que foi à Israel também seja repatriada

Brasil
LDO do Governo Federal tem relator definido no Congresso

Brasil