Na manhã desta terça-feira (17), foi realizada a cerimônia de início das obras de expansão e reforma do Aeroporto Internacional de Campo Grande. O evento contou com a presença do governador Eduardo Riedel (PSDB), do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, além de outras autoridades civis e militares.
Além do terminal da Capital, também serão reformados os aeroportos de Ponta Porã e Corumbá, que passaram recentemente da administração da Infraero para a empresa Aena Brasil, responsável pelas intervenções.
Com a reforma, o Aeroporto de Campo Grande terá sua capacidade ampliada em cerca de 73%, passando de 1,5 milhão para 2,6 milhões de passageiros por ano. No total, são mais de R$ 600 milhões em investimentos previstos para o setor aeroportuário no estado.
O governador Eduardo Riedel destacou os investimentos em infraestrutura de transporte no Estado. “Estamos executando obras que vão mudar a realidade aeroviária do Mato Grosso do Sul. A nova estrutura que estamos construindo em Dourados, por exemplo, muda completamente essa realidade. Isso, junto com rodovias, hidrovias e com a ferrovia que está sendo discutida também, vai fazer com que o Mato Grosso do Sul, daqui a dez anos, seja um Estado completamente diferente do que é hoje: com estradas duplicadas, aeroportos modernizados, portos e ferrovias... É isso que a gente vem buscando: dar suporte a todo esse crescimento que vem acontecendo aqui no Estado."
Segundo o ministro Silvio Costa Filho, a ordem de serviço assinada nesta terça-feira representa um investimento “Hoje a gente vai estar assinando aqui a ordem de serviço para a gente poder iniciar essa obra tão sonhada para o aeroporto”, afirmou o ministro, que também elogiou o governador Eduardo Riedel. “É um dos melhores quadros da política brasileira, pelo seu compromisso com o país e pela parceria que vem buscando com o governo do presidente Lula.”
Durante a cerimônia, também foi inaugurada a sala multissensorial do Aeroporto de Campo Grande. A estrutura faz parte do Programa de Acolhimento ao Passageiro com Transtorno do Espectro Autista (TEA), desenvolvido pelo Ministério de Portos e Aeroportos.
A sala oferece um ambiente de descompressão com simulador de aeronave, fibras óticas sensoriais e painéis interativos. O espaço pode atender até seis pessoas simultaneamente e foi criado para oferecer mais conforto a passageiros neurodivergentes.
Estiveram presentes no evento o diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus; o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca; o presidente substituto da Anac, Roberto Honorato; e o diretor do Aeroporto Internacional de Campo Grande, Usiel Vieira.
Usiel destacou outras iniciativas de inclusão já implementadas no terminal. “Colocamos aqui em Campo Grande o primeiro espaço kids da Rede Aena. Foi criado o ‘Embarque da Leitura’, ambiente voltado para pais com crianças e pets que utilizam o terminal.”
Segundo ele, a sala multissensorial reforça o compromisso com a acessibilidade. “Foi criada para promover a inclusão. Agora ninguém fica de fora. Toda a família faz parte dos nossos clientes e está bem atendida aqui dentro do aeroporto.”
Ainda de acordo com o diretor, o aeroporto de Campo Grande foi eleito neste ano como o segundo melhor do Centro-Oeste e Norte do país, conforme pesquisa de satisfação realizada com passageiros pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Pai de estudante acusado de matar corredora questiona obrigação de pagar pensão

Juiz torna réu homem acusado de matar o próprio pai a facadas em Campo Grande

Defesa contesta dolo e tenta impedir que estudante vá a júri por atropelamento fatal

Estabelecimentos passam por varredura e devem explicar irregularidades à Defensoria de MS

TJ derruba decisão de juíza e manda devolver Porsche envolvido em acidente fatal

Chuveiros serão instalados na Capital através do 'Programa Banho Solidário'

MPT-MS ajuíza ação contra Funai por falta de coletes balísticos para servidores

Prazo para adesão ao Refis 2025 encerra nesta semana

Lanche com escargot? Campo-grandense recebe lanche com caramujo de restaurante no Caiobá
