Menu
Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Economia

CDL aponta que 63% dos vendedores escolhem a área pela rentabilidade

A conclusão da entidade se dá após pesquisa realizada no comércio da capital

07 agosto 2019 - 16h34Mauro Silva, com informações da assessoria

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL-CG) destacou em pesquisa que 63,51% dos vendedores escolhem a profissão por ter melhor rentabilidade no mercado. A pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira (7) pela entidade que ressaltou também, entre os pesquisados 65% não investem na profissão.

Outros dados apontam que 27,02% atuam na área por vocação, já os que estão na profissão por ser o primeiro emprego soma 6,7% e por falta de opção de trabalho chega a 2,7%.

A pesquisa também mostra que entre os entrevistados, 43,24% nunca fizeram treinamentos. Não se lembram 18,91%. Há um mês, 10,81%. Dois meses, 8,10%. Seis meses, 10,81% e realizou treinamento há um ano, 8,10%. Questionados sobre conhecimento de técnicas para negociar, 76% afirmaram que não e 24% disseram que sim.

Para o presidente da CDL CG, Adelaido Vila, a pesquisa reflete números significativos e que chamam a atenção para a necessidade do investimento nos profissionais. “Nosso setor é o que ainda oferta as melhores oportunidades de rentabilidade e crescimento. O profissional, nem sempre chega a uma loja por ter aptidão com vendas, mas em muitos casos se descobre um excelente profissional e é isso que lhe proporciona um ganho melhor”.

A presidente da FCDL MS – Federação da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul, Inês Conceição Santiago destaca o potencial de quem trabalha no mercado. “Acredito que precisamos motivar esses profissionais para que invistam neles mesmos e obtenham resultados que façam a diferença no cotidiano. São profissionais que lidam com consumidores, muitas vezes com alto nível de exigência e eles precisam estar prontos para o mercado”.

Mercado

A pesquisa foi feita com uma amostragem de 370 entrevistados, sendo que em média atuam como vendedores a 4 anos e 2 meses. Das conquistas financeiras, 57% entrevistados afirmaram possuir carro e 42% ainda não possui. Trinta e sete por cento responderam que possuem algum tipo de poupança e 63% não possuem esse investimento.

Profissão

Para 92% dos entrevistados a atividade do vendedor é uma profissão. Apenas 8% a não consideram. Questionados se gostavam do que fazem, 85,13% afirmou que gosta muito, 10,81% pouco, 2,7% muito pouco e 1,35% afirmam que não gostam.

Sobre as dificuldades com a profissão, segundos os entrevistados, em primeiro lugar está à negociação e fechamento das vendas, e, segundo está à abordagem do Cliente, em terceiro a apresentação do produto, em quarto a pós-venda e em quinto a prospecção do cliente.

Técnicas

Sobre conhecer o produto, ou serviço, 56,75% disseram que conhecem muito, 28,37% responderam pouco e 14,86% muito pouco. Com relação aos produtos e serviços vendidos agregarem valor para a vida do cliente, 40,54% já demonstraram muito, 24,32% pouco e 35,13% muito pouco.

De acordo com 62,16% dos entrevistados, eles possuem grande nível de dificuldade para contra argumentar de forma não agressiva com o cliente. Afirmaram ser média a dificuldade 13,51% e para 24,32% é pequena.

Sobre as dificuldades para se trabalhar com vendas, para os entrevistados, em primeiro lugar está o desrespeito do consumidor, depois a redução de ganhos dos últimos tempos e em terceiro lugar a jornada de trabalho.

Eles também disseram que as três maiores dificuldades que impactam no desempenho profissional é o custo da alimentação, transporte e ausência de lazer.

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

IPCA-15 desacelera em abril, aponta IBGE
Economia
IPCA-15 desacelera em abril, aponta IBGE
Empresa está melhorando seu portifólio com altos investimentos
Economia
Suzano investe em startup com foco em hidrogel
Novo Bolsa Família
Economia
Beneficiários de NIS final 8 recebem parcela do Bolsa Família nesta sexta
Indústria: 80% das empresas apontam estabilidade ou crescimento em março
Economia
Indústria: 80% das empresas apontam estabilidade ou crescimento em março
Novo Bolsa Família do Governo Federal
Economia
Beneficiários de NIS final 7 recebem parcela do Bolsa Família nesta quinta
Foto: Header
Economia
Pela 10ª vez, Mercado eleva projeção do PIB que deve ficar acima de 2% em 2024
Beneficiários de NIS final 6 recebem parcela do Bolsa Família nesta quarta
Economia
Beneficiários de NIS final 6 recebem parcela do Bolsa Família nesta quarta
Receita Federal
Economia
Receita Federal abre consulta a novo lote residual do IR
Novo Bolsa Família
Economia
Beneficiários de NIS final 5 recebem parcela do Bolsa Família nesta terça
Falta de investimento põe em risco funcionamento do Pix, diz Campos Neto
Economia
Falta de investimento põe em risco funcionamento do Pix, diz Campos Neto

Mais Lidas

Instituto Paraná Pesquisas divulgou os resultados de uma pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Campo Grande
Geral
Paraná Pesquisas mapeou eleição na Capital
A vítima faleceu ainda no local do acidente
Polícia
Criança de 5 anos morre ao ter cabeça esmagada durante acidente na BR-262
Motocicleta ficou destruída, assim como a cabine da carreta
Polícia
AGORA: Motociclista morre em acidente com caminhão e carreta na BR-262, em Terenos
Fachada do TCE-MS
Interior
TCE 'barra' chamamento público de R$ 12 milhões para gerenciamento de saúde em Selvíria