Menu
Menu
Busca sábado, 07 de março de 2026
Economia

China é o destino de 79% da produção de soja exportada pelo MS, diz Semagro

China é o destino de 79% da produção de soja exportada pelo MS, diz Semagro

18 maio 2020 - 17h51Flávio Veras, com informações do Governo de MS

A China, a segunda maior economia do mundo, é a responsável por 79% da soja produzida e exportada por Mato Grosso do Sul. Apenas no primeiro quadrimestre de 2020 foram enviadas 1,212 milhão de toneladas ao país, aumento de 20% no volume em relação ao mesmo período de 2019.

Os dados são do levantamento feito pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) com base nos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços).

Para se ter dimensão da participação da China na compra da soja, o segundo principal destino das exportações estaduais de soja é a Argentina com 8,7% nos primeiros quatro meses de 2020 e com 142,8 mil toneladas.  O Paquistão aparece em terceiro com participação de apenas 4,1%.

Mato Grosso do Sul é atualmente o sexto estado do país que mais exporta soja. Com 1,544 milhões de toneladas comercializadas entre janeiro e abril de 2020, o Estado representa4,56% do total de soja comercializada ao exterior pelo Brasil. O vizinho Mato Grosso ocupa a primeira posição, com exportação de 10 milhões de toneladas no primeiro quadrimestre e participação de 30%.

A produção de soja em Mato Grosso do Sul aumentou 42,9% nos últimos cinco anos, alcançando 10 milhões de toneladas em 2020. Porém com o aumento da industrialização o percentual da produção exportado caiu de 48,3% em 2015 para 38,8% em 2019.

O titular da Semagro, secretário Jaime Verruck, explica que apesar da diversificação da matriz econômica estadual, a soja continua como um dos principais produtos da economia sul-mato-grossense. “A agricultura tem papel fundamental na nossa matriz econômica, mas com avanço do processo de industrialização conseguimos agregar valor ao nosso produto e exportar menos soja in natura e mais derivados”, explicou..

 

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Indústria segue com bons números
Economia
Alta da atividade industrial em janeiro não compensa perdas acumuladas
Febraban alerta sobre golpe do falso gerente
Economia
Febraban alerta sobre golpe do falso gerente
Dia Internacional da Mulher é celebrado neste domingo (8)
Economia
Preços de flores e serviços de beleza variam até 214% para o Dia da Mulher, aponta Procon-MS
Carteira de trabalho digital e física
Economia
Desemprego fica em 5,4% no trimestre encerrado em janeiro de 2026
Dinheiro - Foto: Getty Images / BBC
Política
Projeto que proíbe uso de dinheiro em espécie em transações imobiliárias avança no Senado
Flores estão entre alguns dos preços com mais variações
Economia
Preços de flores e procedimentos de beleza variam mais de 200% em Campo Grande
PGR defende arquivamento de inquérito contra Elon Musk
Economia
PGR defende arquivamento de inquérito contra Elon Musk
carteira clt
Economia
Brasil tem saldo positivo de 112,3 mil postos de trabalho em janeiro
Atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad
Economia
Conflito não deve impactar a economia brasileira imediatamente, diz Haddad
Foto: Saulo Cruz/Agência Senado
Economia
Acordo MercosulUE avança e será analisado na CRE do Senado na quarta-feira (4)

Mais Lidas

A pequena faleceu durante a tarde de ontem (4)
Polícia
Criança que morreu em UPA pode ter participado do 'desafio do desodorante' em Campo Grande
UPA Universitário, onde aconteceu o caso
Polícia
Menina de 9 anos morre em UPA de Campo Grande
Fachada UPA
Saúde
Prefeitura diz ao Ministério Público que fornece comida a pacientes de UPAs e CRSs
Equipes da Polícia Militar fazem o isolamento do local
Polícia
AGORA: Com sinais de violência, homem é encontrado morto no centro da Capital