Menu
Menu
Busca quinta, 19 de junho de 2025
Economia

Governo inicia fase de testes do FGTS Digital

Burocracia e custos terão redução; Saiba mais

19 agosto 2023 - 14h43Brenda Leitte, com Agência Brasil

O Ministério do Trabalho e Emprego inicia neste sábado (19), a fase de testes do sistema FGTS Digital, que vai substituir o atual envio de informações do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço dos empregados pelas empresas, atualmente realizado pelo sistema Conectividade Social/Caixa. 

Em nota, a pasta informou que a implementação do FGTS Digital - prevista para janeiro de 2024 - vai representar avanços no processo de cumprimento da obrigação do FGTS. Pelo atual sistema, o empregador gasta cerca de 34 horas/mês para o preenchimento. A expectativa é reduzir para 25 horas com o uso do FGTS Digital, que vai utilizar dados do eSocial. 

Entre os principais benefícios citados pelo ministério estão a eliminação de burocracia e custos adicionais, a diminuição de custos e a digitalização dos serviços, com agilidade e automatização dos procedimentos. 

Capacitação 

Para preparar as empresas para o novo processo de envio, a Secretaria de Fiscalização do Trabalho inicia o processo de capacitação a partir deste sábado, até o fim do ano. A fase de testes estará disponível para empresas do Grupo I do eSocial, com faturamento até R$ 78 milhões, totalizando cerca de 20 milhões de empresas.  

A partir de 16 de setembro, a capacitação estará disponível para as demais empresas. “É uma oportunidade para que as empresas ajustem os processos internos e verifiquem se estão declarando corretamente as bases de cálculo do FGTS nas folhas de pagamento do eSocial”, destacou o ministério. 

Interrupção 

Acrescentou, em nota, que, neste sábado, o sistema do eSocial terá uma parada de quatro horas para integração ao novo FGTS Digital. O sistema será liberado, em seguida, para empresas do Grupo I.  

Todas as empresas terão até 10 de novembro para finalizar os testes e até o fim do ano para análise da correção dos dados que irão informar no novo sistema. “O que for gerado no FGTS Digital nesse período é uma simulação, valendo apenas o que for informado a partir de 1º de janeiro”. 

Acesso 

Para acessar o novo sistema, o empregador deve acessar o link utilizando a senha do gov.br (prata ou ouro) ou via certificado digital e dar início ao treinamento.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sérgio Longen, presidente da Fiems
Economia
Longen alerta para sétima alta consecutiva da Selic
Governo de MS aprova programa de transação tributária para renegociar dívidas ativas
Economia
Governo de MS aprova programa de transação tributária para renegociar dívidas ativas
Centro de Campo Grande
Economia
Vendas do varejo caem 3,8% em comparação anual de maio em MS
MP investiga suposta prática de cartel em postos de combustíveis de Bodoquena
Interior
MP investiga suposta prática de cartel em postos de combustíveis de Bodoquena
Foto: Observatório da Indústria
Economia
Setor industrial teve participação de 73% nas exportações de MS em maio
Aplicativo do FGTS, onde pode ser visto se o pagamento foi realizado
Economia
Pagamento especial do saque-aniversário do FGTS continua hoje
Energia pode ficar zerada para algumas famílias
Economia
Gratuidade na energia pode beneficiar 720 mil pessoas em MS
Novo Bolsa Família
Economia
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários dos NIS final 3 nesta quarta
Aplicativo do FGTS, onde pode ser visto se o pagamento foi realizado
Economia
Começa segunda fase de pagamento especial do saque-aniversário do FGTS
Famílias de MS recebem o Bolsa Família
Economia
Bolsa Família contempla mais de 201 mil beneficiários em Mato Grosso do Sul

Mais Lidas

Hospital Regional de Coxim
Interior
Homem é esfaqueado por cantor sertanejo após dar carona em Coxim
Rio Ivinhema, entre os municípios de Ivinhema e Nova Andradina
Interior
Médica pula de ponte e desaparece no rio Ivinhema
JD1TV: Jovem tem cabeça decepada após negar pedido de namoro de idoso
Polícia
JD1TV: Jovem tem cabeça decepada após negar pedido de namoro de idoso
Agência do Detran, em Campo Grande
Política
Projeto de Lei que extingue vistoria veicular obrigatória preocupa especialistas