Mato Grosso do Sul terá dois feriados nesta semana, sendo estadual e nacional: Divisão do Estado (11) e de Nossa Senhora de Aparecida (12). Com isso, muita dúvidas surgem sobre as faturas a serem pagas nessas datas. O JD1 explica como proceder quando o vencimento de uma conta não coincide com dia útil.
Assegurado por lei, as contas com vencimento no sábado, domingo ou feriado - seja ele nacional, estadual ou municipal - sem expediente bancário, impede a cobrança de juros, multas e demais encargos se o pagamento ocorrer no primeiro dia útil subsequente ao vencimento.
Diante disso, boletos e faturas como de cartão de crédito podem ser quitadas no primeiro dia útil após a data de vencimento sem juros ou multas adicionadas ao valor total. Verificado que na data do vencimento da parcela tratava-se de feriado estadual, é inviável exigir do autor o pagamento na data aprazada. A demora no repasse entre as casas bancárias não pode ser imputada ao consumidor.
Portanto, aqueles que tiverem contas a serem pagas nos feriados 11 e 12 de outubro, podem pagar a dívida no próximo dia útil, na segunda-feira (14).
JD1 Notícias
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

JD1TV: Com 'exposição ouro', leilões devem movimentar R$ 40 milhões durante a Expogrande

Trump anuncia tarifas recíprocas, e produtos importados do Brasil são taxados em 10%

Preço do litro do etanol mantém variação de até 15%

Confiança dos empresários da Capital está na zona negativa

Declaração pré-preenchida completa do IR está disponível

Pé-de-meia: nascidos em março e abril recebem hoje incentivo matrícula

Diesel fica R$ 0,17 mais barato a partir de abril

Mato Grosso do Sul registra saldo recorde de empregos formais em fevereiro de 2025

Receita paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda
