Menu
Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Entrevista A

JD1TV: Saiba os riscos fatais causados por apneia e falta de qualidade do sono

O quadro Saúde e Bem-Estar conversou com o Dr. Vadis Pelizza, médico especializado em otorrinolaringologia

17 fevereiro 2023 - 10h14Taynara Menezes     atualizado em 17/02/2023 às 12h40

O quadro Saúde e Bem-Estar com o Dr. Plácido Menezes, recebeu nesta sexta-feira (17), o Dr. Vadis Pelizza, médico especializado em otorrinolaringologia que falou sobre apneia, uma doença noturna que afeta a respiração, o sono e, em alguns casos, pode ser fatal.

Conforme o Dr. Vadis, esse distúrbio pode causar danos e prejuízos para o organismo através de pequenas paradas respiratórias, onde a pessoa pode ficar até 10 segundos sem respirar, enquanto dorme.

"Essa patologia ocorre quando a pessoa tá dormindo, enquanto ela para de respirar e isso ocorre até 200 vezes durante o sono, com isso, a pessoa não tem sono restaurador, acorda cansada, estressada, sonolenta e com dores", pontuou. 

Ele explica que a doença é porta de entrada para outras complicações, a apneia é classificada em fases como leve, moderada, acentuada e a grave, nos casos graves pode desencadear a morte súbita, infarto e até um acidente cardiovascular (AVC).

"Ela é multifatorial, abrange varias partes do nosso organismo e o tratamento envolve muitos profissionais porque precisa de acompanhamento com endocrinologista, cardiologista, neurologista, fonoaudiologo, dentista, então é uma doença que precisa de um diagnóstico bem feito para ter um tratamento eficaz", afirmou.

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Mais Lidas

Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
Instituto Paraná Pesquisas divulgou os resultados de uma pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Campo Grande
Geral
Paraná Pesquisas mapeou eleição na Capital
Carlos Teixeira, de 13 anos, morreu depois de ser vítima de bullying
Polícia
Depois de fazer bullying e matar adolescente, "coleguinhas" de escola fogem de SP
Fachada do TCE-MS
Interior
TCE 'barra' chamamento público de R$ 12 milhões para gerenciamento de saúde em Selvíria