A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras irá realizar o primeiro Chá Acadêmico de 2025 nesta quinta-feira (27), com o imortal Antônio Carlos Secchin. Ele abrirá a série deste ano do projeto “ABL na ASL: Palestras Imortais”, desenvolvido em parceria com a Fundação de Cultura do Estado. O evento está marcado para começar às 19h30, e terá entrada gratuita, no auditório da ASL.
“Iracema – de José de Alencar a Chico Buarque” será o tema da palestra. A abordagem irá examinar as transformações do mito de Iracema, a partir de seu surgimento - com o romance de Alencar - até sua versão desidealizada - na canção de Chico Buarque -, contemplando também, entre outras, uma pouca difundida representação no Parnasianismo, com Olavo Bilac.
O Chá Acadêmico de Antonio Carlos Secchin marca também o reinício dos projetos com a UFMS e a Confraria Sociartista, que foram novamente renovados entre as instituições. O presidente da ASL, Henrique de Medeiros, informou que o projeto “Arte na Academia” trará neste ano artistas visuais realizando pinturas ao vivo, produzindo obras no local, numa interação com a participação do público presente - que visa apresentar ao público algumas etapas de criação dos artistas. O projeto “Música Erudita e suas Fronteiras” - realizado em parceria pela ASL e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul dentro do projeto “Movimento Concerto” – continuará com suas apresentações através de músicos afins à instituição.
ANTÔNIO CARLOS SECCHIN

Ocupa a Cadeira nº 19 da Academia Brasileira de Letras. Carioca, é Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982). Foi professor de Literatura Brasileira das Universidades de Bordeaux, (1975-1979), Roma (1985), Rennes (1991), Mérida (1999) Paris III-Sorbonne Nouvelle (2009) e da Faculdade de Letras da UFRJ, onde foi aprovado (1993) por unanimidade com nota máxima em concurso público para professor titular e tornou-se emérito. Membro de 46 editorias ou conselhos, no Brasil e no exterior, sobretudo de periódicos de investigação literária. Ministrou cerca de 50 cursos de pós-graduação no país e no exterior. Proferiu cerca de 500 palestras em sua maioria versando sobre temas de literatura e cultura brasileira no Brasil e nos seguintes países: Argentina, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Israel, Itália, México, Portugal e Venezuela.
Foi agraciado com mais de dezena de prêmios nacionais, destacando-se os do Instituto Nacional do Livro; Prêmio Sílvio Romero, da Academia Brasileira de Letras; Prêmio Alphonsus de Guimaraens, da Fundação Biblioteca Nacional; Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras e Prêmio Nacional do PEN Clube do Brasil. Foi agraciado com inúmeras medalhas ligadas à literatura e cultura por entidades e instituições públicas e privadas, sendo ainda acadêmico da Academia Carioca de Letras.
Serviço
Chá Acadêmico - Antônio Carlos Secchin com a palestra “Iracema – de José de Alencar a Chico Buarque”;
Quinta-feira (27);
Às 19h30;
Auditório da ASL localizado na Rua 14 de Julho, 4653.
JD1 Notícias
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Bienal do Livro do Rio começa no dia 13 com proposta imersiva

'Casamos no papel', revela Biancardi ao falar de relação com Neymar

STF rejeita embargos e mantém Rúbia presa por morte brutal do ex em Sete Quedas

Sem vencedores, prêmio da Mega-Sena salta para R$ 61 milhões

Com prêmio acumulado, Mega-Sena pode pagar R$ 51 milhões neste sábado

Mais de 140 idosos em situação de vulnerabilidade receberão novo RG durante Junho Prata

Homem que matou padrasto para 'proteger' a mãe é condenado a 11 anos de prisão

TJMS publica norma que organiza e regulamenta a atuação de advogados dativos

Caso Rhennan: réu que emprestou arma para assassinato é absolvido
