O Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande aumentará a segurança nesta quinta-feira (31), dia em que a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) faz “aniversário” de 24 anos. A quantidade de servidores na unidade será reforçada.
A data é marcada por atentados. Segundo informações, cinco servidores penitenciários de Mato Grosso do Sul foram jurados de morte pela facção criminosa. Três seriam de Campo Grande, um de Dourados e outro de Naviraí. Eles foram jurados por descobrirem esconderijos, achar drogas e aparelhos celulares nas celas e evitar tentativas de fuga dos criminosos.
Em Mato Grosso do Sul, a Máxima é o presídio com maior número de integrantes do PCC. A unidade é dominada pela facção, pois não existe uma oposição ao PCC.
Segurança redobrada
Diante das ameaças, o presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária (SINSAP/MS), André Luis Santiago, orienta os servidores a permanecerem em alerta, principalmente hoje. “A ameaça está pertinente há dois meses, mas a orientação é redobrar a segurança”, ressalta.
Santiago relembra o atentado ao servidor de Naviraí em 2016. Um servidor sofreu atentado na data do aniversário da facção. Enquanto deixava o filho na escola, quatro homens em duas motos se aproximaram e atiraram contra ele. “Agora que ele está fazendo tratamento para voltar a andar”, conta.
Para o sindicato o alerta é geral e não apenas para Campo Grande. “Todo o Estado tem que estar em alerta”. Santiago ainda afirma que a posição geográfica do Estado reflete na atuação da facção. “O PCC é muito influente em Mato Grosso do Sul porque aqui é rota de droga”, explica.
Data
O PCC foi criada em 31 de agosto de 1993 por oito detentos no Anexo da Casa de Custódia de Taubaté (130 km de SP), o Piranhão.
No início da facção, os criminosos diziam que ela havia sido criada para “combater a opressão dentro do sistema prisional paulista” e “para vingar a morte dos 111 presos” do Massacre do Carandiru, no dia 2 de outubro de 1992.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

TJ vê inconsistências em versões e absolve homem condenado por estupro em Ivinhema

Justiça declara nulo ato que efetivou Marquinhos Trad na ALEMS sem concurso público

Acusado de homicídio por espancamento é julgado hoje em júri popular na Capital

'Rapidinha' de R$ 100 termina em calote e agressão contra mulher em Maracaju

Polícia Militar atende ocorrência de cão vítima de escalpelamento em Nova Alvorada do Sul

Denúncia aponta que terreno 'abandonado' no Centro tem até família de lobinhos

Carro funerário de Bandeirantes é flagrado transportando cocaína no DF

Mais uma vez acumulada, Mega-Sena chega a incríveis R$ 102 milhões

Tentativa de homicídio em Campo Grande 'rende' pena de 3 anos em regime aberto







