Menu
Menu
Busca quarta, 14 de maio de 2025
TJMS Intinerante Maio25
Justiça

Juiz perde briga por vaga no TRE-MS

CNJ mantém nomeação de Alexandre Antunes da Silva em processo movido pelo juiz Ariovaldo Corrêa; entenda

16 janeiro 2025 - 14h03Vinícius Santos

O juiz Ariovaldo Nantes Corrêa acionou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em um Procedimento de Controle Administrativo contra o Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS), buscando assegurar uma vaga de juiz no Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-MS). Corrêa argumentava que, por ser o magistrado mais antigo na entrância, a vaga lhe pertencia por direito, conforme o critério de antiguidade.

No entanto, o TJMS indicou Alexandre Antunes da Silva para a vaga, justificando sua decisão com base na Resolução CNJ n.º 72/2009, que impede a convocação de juízes que acumulem outras funções. No caso de Corrêa, o impedimento se dava por ele exercer o cargo de Juiz Eleitoral da 36ª Zona Eleitoral de Campo Grande.

Inicialmente, o CNJ concedeu liminar favorável a Corrêa, suspendendo a posse de Silva. Contudo, Silva tomou posse antes da intimação da decisão. Diante dos novos fatos, o CNJ reavaliou o caso, culminando na decisão unânime de não ratificar a liminar anteriormente concedida.

A decisão final, elaborada pela Conselheira Relatora Mônica Autran Machado Nobre, considerou diversos aspectos:

- A impossibilidade de se exigir que o TJMS aguardasse o fim do impedimento de Corrêa para dar andamento à nomeação para o TRE-MS. A relatora afirmou que "não é razoável se exigir que os Tribunais de Justiça retardem os seus atos administrativos para o fim de atender interesses individuais ou aguardem o fim de impedimentos de magistrados para assunção de cargos na Corte Eleitoral".

- A autonomia administrativa do TJMS na escolha de seus membros para o TRE-MS. A relatora entendeu que obrigar o TJMS a consultar Corrêa sobre a renúncia ao cargo na 36ª Zona Eleitoral configuraria uma interferência indevida em sua autonomia administrativa.

- A inaplicabilidade do critério de antiguidade para a escolha de juízes de direito para comporem os Tribunais Regionais Eleitorais. A relatora destacou que a Resolução TSE n° 21.009/2002, que estabelece o critério de antiguidade, se aplica apenas à jurisdição eleitoral de primeiro grau.

A relatora argumentou que não era razoável exigir que o TJMS aguardasse o fim do impedimento de Corrêa para dar continuidade à nomeação. Diante do exposto, o CNJ julgou improcedente o pedido de Corrêa, mantendo a nomeação de Alexandre Antunes da Silva para a vaga de juiz no TRE-MS. Os autos devem ser arquivados. 

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Gabriel foi atingido por vários tiros
Justiça
Dupla pega mais de 48 anos de prisão por execução na guerra do tráfico na Moreninha
Waldir Neves à esquerda e Flávio Kayatt à direita -
Justiça
Kayatt cumpre decisão do STF e devolve cargo a Waldir Neves no TCE-MS
STJ autoriza companhias aéreas a negarem o transporte de animais de suporte emocional
Justiça
STJ autoriza companhias aéreas a negarem o transporte de animais de suporte emocional
Fahd Jamil Georges, o "Rei da Fronteira" - Foto:
Justiça
Réu na Operação Omertà, filho de Fahd Jamil pede à Justiça retirada da tornozeleira
Arma que teria sido usada no crime foi apreendida pelo BPChoque -
Justiça
Justiça decide que homem acusado de matar esposa com tiro na cabeça enfrentará júri
Waldir Neves
Justiça
Com aval do STF, Waldir Neves retorna ao TCE-MS mesmo respondendo por corrupção
Gabriel foi atingido por vários tiros
Justiça
Dupla é julgada por execução em guerra do tráfico na Moreninha
Hugo e Rubia
Interior
STF bate o martelo e mantém Rúbia presa por morte brutal do ex em Sete Quedas
AO VIVO: Virgínia Fonseca depõe na CPI das Bets; assista
Justiça
AO VIVO: Virgínia Fonseca depõe na CPI das Bets; assista
Justiça determina soltura de acusado por homicídio ocorrido em 1997 na Capital
Justiça
Justiça determina soltura de acusado por homicídio ocorrido em 1997 na Capital

Mais Lidas

Homem manda foto da ex morta para o atual dela: 'Você é o próximo, porque ela já foi'
Polícia
Homem manda foto da ex morta para o atual dela: 'Você é o próximo, porque ela já foi'
Casal morreu logo após o acidente
Interior
Acidente entre carro e Hilux mata duas pessoas na BR-262, em Três Lagoas
Centro Regional de Saúde do Tiradentes
Polícia
Homem é morto com mais de 10 tiros na frente de casa no Tiradentes
Lista mostra pessoas que podem ter CNH cassada ou suspensa em MS; confira
Polícia
Lista mostra pessoas que podem ter CNH cassada ou suspensa em MS; confira