O juiz Aluízio Pereira dos Santos, da 2ª Vara do Tribunal do Júri, solicitou segurança reforçada no Fórum de Campo Grande devido à ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que determina a presença presencial de Marcelo Rios no julgamento. O ex-guarda municipal é réu pelo assassinato do empresário Marcel Hernandes Colombo, conhecido como "Playboy da Mansão".
Marcelo Rios e Jamil Name Filho, o "Jamilzinho", estão atualmente detidos no presídio federal de Mossoró, Rio Grande do Norte. O julgamento, que estava programado para ocorrer por videoconferência, foi alterado após a defesa de Rios recorrer ao STJ. A defesa obteve um habeas corpus que garante a presença de Rios na capital para o julgamento. O STJ entendeu que havia uma "quebra de isonomia", pois Jamil Name Filho, apontado como líder da organização criminosa, tinha a opção de escolher entre comparecimento presencial ou virtual, enquanto Rios não.
O julgamento está agendado para os dias 16 a 19 de setembro e pode ser prorrogado. O juiz Aluízio Pereira dos Santos determinou que o Ministério da Justiça, por meio do Departamento Penitenciário Federal, providencie a transferência de Rios para o plenário do júri com segurança reforçada, como indicado no despacho: “Assim, considerando que há tempo suficiente oficie-se com urgência ao Ministério da Justiça por intermédio do Departamento Penitenciário Federal no sentido de cumprir a liminar do referido ministro apresentando-o no dia e hora no plenário do júri desta capital com segurança reforçada como de praxe em julgamentos desta natureza, lembrando-o que serão vários dias.”
Julgamento passado - Em 2023, durante o julgamento do primeiro júri da Operação Omertà, Jamilzinho foi condenado como mandante da execução do estudante Matheus Coutinho Xavier. Na ocasião, foi realizada uma operação de segurança reforçada para a transferência dos réus para Campo Grande. A segurança no Fórum incluía a presença de policiais federais e do Batalhão de Choque, e parte da rua foi interditada, mas o trânsito local não foi completamente bloqueado.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

MPMS investiga empresa turística em Bonito por poluição e destruição de vegetação aquática

Prefeitura é acionada na Justiça por deixar população em situação de rua "desassistida"

MPT-MS negocia com prefeitura de Campo Grande pagamento a catadores de recicláveis

TJMS confirma júri popular para acusado de homicídio ocorrido em 2006 no Santo Eugênio

Mulher envolvida no homicídio da prima em Campo Grande vai continuar presa

PGR participa de agenda estratégica na fronteira de MS para discutir segurança e conflitos agrários

Locadora de carro é condenada por reter caução de cliente em Campo Grande

Juiz aponta 'desorganização' e manda sequestrar R$ 301 mil da prefeitura para cirurgia

Justiça manda prefeitura de Campo Grande nomear médica aprovada em concurso de 2019


Juiz Aluízio Pereira dos Santos - Foto: Arquivo (Foto: Arquivo)



