Menu
Menu
Busca quarta, 23 de julho de 2025
Justiça

Matheus Coutinho Xavier: "Crime teve logística bem executada", diz testemunha

"Foi algo planejado em todos os sentidos, quem fez sabia o que estava fazendo", afirmou o delegado Tiago Macedo dos Santos sobre a execução

17 julho 2023 - 15h05Brenda Leitte e Sarah Chaves    atualizado em 17/07/2023 às 15h10

Responsável pelas investigações sobre a organização criminosa comandada pela família Name em 2018/2019, o delegado Tiago Macedo dos Santos foi a segunda testemunha de acusação ouvida nesta segunda-feira (17), no Júri que tem como réus, Jamil Name Filho, o "Jamilzinho",  o ex-guarda civil Marcelo Rios, e o policial Vladenilson Olmedo pela morte do estudante de direito, Matheus Coutinho Xavier.

Tiago Macedo dos Santos conta que após a execusão que tinha como alvo Paulo Roberto Xavier (PX), houve uma grande movimentação na casa dos Names e que organização criminosa cuidava os passos do desafeto através de monitoramento tendo inclusive contratado o hakcer, Eurico dos Santos Motta que sabia de todos os movimentos do alvo.

Jamil zinho  queria matar ' PX' por "trair" a família Name ao parar de atuar em sua segurança e ao fazer negociações com o advogado Antonio Augusto de Souza Coelho por uma fazenda no Parque do Bodoquena e trabalhar diretamente na segurança do advogado.

No entanto no dia do crime, os autores usando um Onix Branco foram completar a execução de PX, mas Matheus que tirava a caminhonete S10 do pai da garagem acabou baleado e morto.

A arma que foi usava na morte do Matheus não foi apreendida, a Promotoria questiona sobre a característica do crime. "Há uma mobilidade no uso dessas armas, justamente para que se caso fosse apreendida, elucidaria o uso no crime. Isso foi feito também com o carro, para que digitais e outros fatores não sejam encontrados. Foi algo planejado em todos os sentidos, um logística muito bem executada, quem fez sabia o que estava fazendo", explicou o delegado Tiago Macedo dos Santos, testemunha na ação.

Inclusive, conforme o delegado, as cápsulas apreendidas no local do crime não batem com o arsenal aprendido na residência da familia Name.

Ainda devem ser ouvidos no Tribunal do Júri, o escrivão de polícia Jean Carlos de Araújo e Silva, e os delegados João Paulo Natali Sartori, Carlos Delano de Souza e o pai de Matheus, Paulo Roberto Teixeira Xavier como informante.

Segundo informações, o julgamento deve durar a semana toda. O juiz Aluízio Pereira dos Santos, da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande, não descarta a possibilidade do julgamento avançar para o sábado, dia 21.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Advogado José Roberto Rodrigues da Rosa com João Vitor Fonseca Vilela -
Justiça
Defesa tenta tirar estudante da mira do júri após atropelar e matar corredora
TJMS suspende ação do MP que pede ressarcimento de R$ 208 mil em Bonito
Interior
TJMS suspende ação do MP que pede ressarcimento de R$ 208 mil em Bonito
Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul -
Justiça
MP quer atendimento sem revitimização a mulheres vítimas de crimes em Bonito
Motorista João Vítor Fonseca Vilela -
Justiça
Acusado de matar corredora em Campo Grande pede para morar em Goiás
Conselheiro Ronaldo Chadid está afastado da função pelo STJ - Foto: Departamento de Comunicação do TCE MS
Justiça
Sem trabalhar desde 2022, conselheiro do TCE-MS tenta garantir supersalário na Justiça
Viatura do Grupo de Operações e Investigações (GOI) -
Justiça
"Caroço" é preso na Capital por assassinato cometido em 2009 no Carandiru
STJ -
Justiça
STJ mantém prisão de mãe que desviou dinheiro de tratamento do filho
Acusado de matar a tiros no bairro Santo Eugênio continua preso, decide TJ
Justiça
Acusado de matar a tiros no bairro Santo Eugênio continua preso, decide TJ
Divulgação -
Polícia
Em ação no Beco Imperial, PM prende "Torto" por tráfico em Campo Grande
Viatura Polícia Militar
Justiça
TJMS nega pedido para trancar ação penal contra policial militar acusado de descaminho

Mais Lidas

Adeíldo foi morto a facadas
Interior
Marido descobre traição da esposa e mata pedreiro a facadas em Porto Murtinho
Macabro: Criança vê sangue escorrendo pela parede e encontra casal morto em apartamento
Polícia
Macabro: Criança vê sangue escorrendo pela parede e encontra casal morto em apartamento
Leonardo foi morto a facadas pelo atual da ex
Polícia
Do amor ao túmulo: Família acusa ex de armar morte do amante no Coophavila II
Fachada do hospital
Polícia
Homem morre durante cirurgia de hemorroida em hospital particular de Campo Grande