No Diário Oficial da União desta quinta-feira (19), foi oficializada a recondução do Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Paulo Cezar dos Passos, ao cargo de Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNMP). A nomeação entrará em vigor a partir do dia 15 de dezembro.
O decreto que formaliza essa decisão foi assinado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino de Castro e Costa.
Os Conselheiros do CNMP são nomeados pelo Presidente da República e servem em mandatos com duração de dois anos, tendo sua posse perante o Presidente do CNMP.
A composição do CNMP é definida pela Emenda Constitucional nº 45/2004 e foi instalada oficialmente em 21 de junho de 2005. O Procurador-Geral da República é o seu presidente e o conselho é formado por quatro membros do Ministério Público da União (Federal, Militar, do Trabalho e do Distrito Federal e Territórios), três do Ministério Público estadual, dois juízes indicados pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Superior Tribunal de Justiça, dois advogados nomeados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, além de dois cidadãos com notável saber jurídico e reputação ilibada, indicados um pela Câmara dos Deputados e outro pelo Senado Federal.

Deixe seu Comentário
Leia Também

STF retoma julgamento do marco temporal na segunda-feira

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

STF avalia transferir Bolsonaro para a Papudinha após queixas sobre cela da PF

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato


Paulo Cezar dos Passos conselheiro do CNMP (Divulgação/MPMS)



